Conheça Três formas Para Afinar Seu Violão

Sem sobras de dúvidas umas das piores coisas que pode acontecer com alguém que está tocando uma canção é tocar com um instrumento desafinado.

A sensação de ouvir uma música sendo tocada com um instrumento desafinado é desconfortante e pode causar péssimas impressões para quem está tocando. Outro fato importante a ser considerado é que um músico inteligente sempre verifica a afinação do instrumento antes de realizar sua apresentação.

Verificar a afinação do instrumento, (seja bateria, violão, piano, guitarra), torna-se algo imprescindível e por vezes, a não observação desse fator pode ser um grande indicador do abismo existente entre o músico inteligente e o músico despreparado.


Se você está começando seus estudos musicais e ainda não entende muito bem como afinar seu violão, a seguir poderá encontrar dicas excelentes sobre três formas de afinar seu violão. Aprenda desde agora a ser um músico inteligente, que se preocupa não só com o desempenho, mas com fatores tão importantes quanto a própria execução musical!

Afinando de ouvido

A Afinação de ouvido é considerada uma das formas mais complicadas para o iniciante afinar seu violão, pois além de ser necessária uma percepção musical mínima ele precisa ter certos conhecimentos sobre notação musical. 

ATENÇÃO! Se você está iniciando agora seus estudos de violão, não se desespere! Até o final do artigo poderá encontrar mais outras duas opções de como afinar seu violão.


Cada uma das cordas do violão é afinada em uma nota musical, deste modo, afinar o violão é colocar cada corda em sua nota respectiva. Conforme indiquei anteriormente, para essa forma de afinação será necessário usar sua percepção musical quanto à altura de cada nota.


Para afinar o violão de ouvido é necessário ter a última corda afinada no tom correto, (com a sua nota respectiva) para afinar todas as outras cordas.

Afinando com Diapasão de garfo

O diapasão é um aparelho de metal bastante utilizado para afinar instrumentos musicais e até mesmo a voz por meio da vibração de som em determinada altura. Um diapasão de garfo, (como o da figura abaixo) emite o som do Lá em 440 Hz. Esse é o Lá encontrado na primeira corda do violão, pressionada na quinta casa. 
Essa é outra técnica que exigirá um pouco do músico. Mesmo com o auxílio do diapasão de garfo, é necessário um ouvido absoluto, ou treinado para a percepção da altura do som emitido pelas cordas e por conseguinte a identificação da nota.

Afinando com aparelho eletrônico

Agora você conhecerá a opção mais simples e que tem sido aderida por muitos, os iniciantes e os experts, e em grande parte é devido ao fato de ser um caminho com poucos erros, (o avanço tecnológico proporciona coisas incríveis para os músicos kk).

O afinador eletrônico, é fixado no braço do violão, identificando através da vibração da madeira, em quantos Hertz a corda está comparando com a referência digital que eles possuem.

Os afinadores eletrônicos mais desenvolvidos vem com duas opções, a de microfone, que capta a altura pelo som emitido da corda e indica se a corda está afinada ou não, e a segunda opção que é a clip, onde ele capta a vibração, (como foi mencionado anteriormente), indicando a afinação de cada corda.
Veja também: Como Aprender Violão Sem Sair De Casa
Todo músico precisa entender que, independentemente do método utilizado, sempre será importante afinar o violão. Se você está começando agora a tocar violão, não se intimide, mas sinta-se instigado a aprender como afinar seu instrumento nas formas descritas acima, comece pela mais prática e aos poucos alcance a que considera mais complicada.

Lembre-se sempre, há um abismo entre o músico inteligente e o músico despreparado! 

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato