Como tirar a Carteira de Músico (OMB)

22 Comentários

Olá Galera Music, hoje venho trazer para vocês, sobre como tirar a carteira de músico da OMB (ordem dos músicos do brasil), tenho recebido alguns e-mails, comentários e até mesmo contatos pelo Facebook de como proceder para requisitar a sua carteira de músico da (OMB).

Neste artigo mostrarei como funciona essa organização e quais os benefícios de ter a sua carteira de musico pela (OMB). Vamos lá.

O que é a OMB (ordem dos músicos do brasil)?

A ordem dos músicos do Brasil é uma autarquia Pública federal, criada sob a lei 3.857 de 22 de dezembro de 1960 e publicada no Diário Oficial da união em 23 de dezembro de 1960, para ser exercida em todo País, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Segundo a lei, todos aqueles que usam a música como atividade profissional devem ser filiados à (OMB), fazer ás provas de qualificação e retirar sua carteira profissional. A OMB com forma federativa, compõe-se do Conselho federal da OMB com sede em Brasília DF e de conselhos regionais, um em cada estado de federação com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e patrimonial.

Como Tirar a Carteira de Músico da OMB

A carteira da Ordem dos Músicos do Brasil é um instrumento de trabalho muito importante para o músico, é sua identificação profissional, tendo credibilidade em todo território nacional. Existe 3 tipos de carteira, músico profissional, músico prático e músico estrangeiro.

carteira omb

  • Músico Profissional
O candidato que desejar obter a carteira de músico profissional, deverá fazer uma prova escrita de conhecimentos de teoria musical e executar uma peça através de uma partitura, escolhida por eles no dia da prova

  • Músico Prático
Já para aqueles que desejarem obter a carteira de músico prático, deverá realizar uma prova de avaliação (Afinação, Ritmo e Harmonia).
Musicos Profissionais
Após a aprovação do candidato, o mesmo estará apto a retirar a sua carteira mediante a apresentação da documentação necessária.

1. Duas fotos 3x4 (paletó e gravata para o sexo masculino)
2. Carteira de identidade
3. CPF
4. Título de eleitor
5. Comprovante de residência
6. Certificado de reservista (para o sexo masculino)
Na falta de qualquer um desses documentos, a carteira não poderá ser expedida, tendo em vista que a mesma tem valor de documento de identidade.
No ato da filiação, o músico paga uma taxa de inscrição que se divide em quatro emolumentos, são eles:

1. Inscrição pessoa física
2. Anuidade (paga proporcionalmente ao mês em que o músico se inscreve)
3. Expedição de carteira
4. Taxa de exame.
Nos anos seguintes, o músico tem o compromisso de pagar a taxa de anuidade.
E você, o que acha sobre a carteira de Músico da OMB?
Diga-nos sua opinião, sua participação é sempre bem vinda.


Comentário(s):

22 comentários:

  1. Eu canto em um grupo musical. Não toco nenhum instrumento. O que preciso fazer para obter a carteira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lange!
      A carteira da OMB são para músicos profissionais, ou seja, todo aquele que trabalha com música, mas mesmo os que não trabalham diretamente com a música podem tirar a carteira, você também pode tirar sua carteira, mas terá que fazer todas as provas citadas no artigo. Não sei do seu conhecimento teórico, mas será necessário um bom conhecimento de teoria musical para adquirir a carteira. OK.
      Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir
    2. Boa tarde amigo. Pretendo tirar a carteira de músico profissional na OMB-DF. Gostaria de saber como é a prova teórica e prática, pois sou baterista e pretendo iniciar ministração de aulas de bateria. Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Jonh, não sei como funciona no DF, mas aqui no RJ você deverá solfejar uma partitura e depois tocar uma música. OK!

      Excluir
  2. Eu li que o STF extinguiu a obrigatoriedade da carteira de musico para qualquer musico que quero exercer a profissão, tal qual os jornalistas, que não precisam mais de diploma de jornalismo para exercer, enquadrando músicos na liberdade de expressão, podendo expressar sua arte livremente sem qualquer impedimento, pois dizem que no caso de expressões artisticas ou se tem talento ou não tem e uma carteira não demonstraria isso. Enfim, o governo não permite mais que seja impedido o músico de trabalhar por não ter a carteira... Não sei se você tem ciencia disso. Tendo em vista esses fatos, qual a necessidade que nós temos de tirar a carteira, sendo que não é mais obrigatório apresenta-la e qualquer um que lhe peça isso e lhe impeça de trabalhar poderá ser multado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jo´se, realmente essa era um informação que ainda não sabia, obrigado pela dica. Vou pesquisar mais sobre o assunto e quem sabe escrever um artigo alertando os meus leitores e seguidores.

      Abraço e um bom fim de semana!

      Excluir
    2. Mesmo tendo sido dada uma decisão por jurisprudência a cerca da não obrigatoriedade de inscrição na ordem dos músicos ee do pagamento de taxas, isso aplica-se apenas ao músico prático amador. Para se ministrar aulas em escolas ou participar e/ou reger orquestras, o registro na ordem continua obrigatório. Ademais vale ressaltar q a carteira de músico é valida em td território nacional e no exterior. As legislações internacionais diferem das nossas, por exemplo, pra se ensaiar num estúdio na itália vc precisa de carteira d músico imagina o resto? Vai q vc dá a sorte de pegar um contrato p tocar fora e fica impedido d ir por não ter registro?

      Excluir
  3. Ola companheiro, pretendo tira minha carteira de musico profissional no entanto, q orgão devo procurar em bh, e qual o valor total a ser pago.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson, confesso que não sei te informar quanto o local e o valor referente ao seu estado, mas cada estado tem a sua OMB, aqui no rio o site oficial é o http://www.ombrj.com.br/, tenta encontrar o mesmo da sua cidade OK!

      Obrigado por comentar!

      Excluir
  4. É necessario ser maior de 18 anos?

    ResponderExcluir
  5. ola sou dj posso fazer a carteira de musico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonh,

      essa é uma informação mei complicada, mas creio que não, pois são realizados testes que só um pessoa com conhecimento musical teórico e prático seria capaz de realizar, e essa não seria a função de um DJ, mas tente entrar em contato com a OMB do seu estado para maior informações ok.

      Fica com Deus!

      Excluir
  6. Ola boa noite

    Sou de São paulo como faço para tira a carterinha , por aqui
    e gostaria de mas detales da prova teorica e pratica ?

    desde de ja Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian,

      para a região de São Paulo acesse o site http://www.ombsp.org.br/ para obter mais informações sobre provas, locais e muito mais ok.

      Fica com Deus!

      Excluir
  7. Boa tarde. Sou "musico" a mais de 10 anos. Tenho algum conhecimento teorico e uma certa experiencia pratica, porem nao sei partitura. É possivel tirar a carteira do musico assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EduMusic,

      infelizmente não, pois os testes e provas que eles irão lhe submeter são todos baseados em teoria musical (Leitura de Partitura), mas como você disse que já tem 10 anos de prática, se estudar um pouco, aprender partitura não será nenhum problema para você, ok.

      Fica com Deus!

      Excluir
  8. Olá Claudio
    Sou Musico auto de Data mult-instrumentista, toco há 17 anos, já gravei diversas faixas para grupos e bandas, tenho alguns programas de tv, e iria fazer banda para um Musico aqui em SP mas acabei de receber a informação de que não poderei participar por falta da carteira de musico, o show é dia 20 agora.. existe algo que possa ser feito?

    ResponderExcluir
  9. Ola amigo para rio grande do sul aonde devo me dirigir e nao tem como fazer on line?

    ResponderExcluir
  10. ola amigo, queria saber se pra tirar a carteira de musico pratico, se preciso de nível superior?
    obrigada, sou aqui de Fortaleza - CE aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      não é preciso nível superior, apenas conhecimento prático e de teoria musical, ok!
      Abraço!

      Excluir
  11. QUERO TIRAR MINHA CARTEIRA DE MUSICA MAS TENHO PROBLEMA EM RECONHECIMENTO DE TOM , TEM ALGUM PROBLEMA?

    ResponderExcluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato