Viola Caipira: Tudo O Que Você Precisa Saber

A viola caipira, que também é popularmente conhecida como viola sertaneja ou cabocla, de acordo com a região do país, é originária das violas portuguesas, aqui introduzidas, no período colonial.

Ao longo dos anos, a viola passou a ser um instrumento bem popular no Brasil. Com o surgimento do violão, a viola passou a ser confinada aos âmbitos mais rurais dando certa caracterização a todo estilo e tradição musical, refletindo fortemente na cultura brasileira. 


Como Escolher Uma Viola Caipira

Se você tem interesse em tocar a viola caipira, recomendo que tenha alguns cuidados ao adquirir esse instrumento. O ideal é que você vá acompanhado de alguém que já conheça um pouco sobre esse instrumento, que apesar de ser bem característico, possui inúmeras especificações, portanto, muito cuidado.

Outra dica importante, e essa serve para qualquer instrumento de corda, é analisar qual material foi utilizado na composição do instrumento, pois terá influência direta na sonoridade do mesmo.
Tomando essas cuidados, e procurando ir acompanhado, dificilmente você saíra no prejuízo e poderá escolher uma viola caipira com um ótimo custo-benefício e de qualidade.

A Afinação Da Viola Caipira

A viola caipira possui dez cordas dispostas em pares, portanto cinco pares ou ordens. O encordoamento é afinado, respeitando o seguinte procedimento: os três pares superiores, mais graves são oitavados, ou seja, suas cordas possuem oitava diferença; já os dois pares inferiores, mais agudos, possuem notas em uníssono.

Existem diversos tipos de afinação para a viola caipira. Uma das mais utilizadas e bem conhecida entre os músicos desse segmento é o cebolão que contém tem duas variações: em mi maior, que é a mais comum; e em ré maior, um tom abaixo do tradicional.

Conhecendo As Marcas De Viola Caipira

Algumas das marcas bem estabelecidas no cenário brasileiro são: a Rozzini; a Giannini; a Hofma e a Strinberg. Existe a opção de comprar uma viola caipira fabricada por um Luthier, o valor é bem mais alto, pois a fabricação do instrumento é inteiramente artesanal.

Quanto Custa Uma Viola Caipira?

Muitos poderão ficar espantados com o valor desse instrumento, porém, faz-se necessário levar em conta que toda a fabricação, mesmo a industrial, precisa ser baseada em uma elaboração artesanal, pois do contrário comprometeria boa parte das características da viola caipira.

Vocês poderão encontrar a viola caipira sendo comercializada em lojas virtuais, através da internet, como também em lojas de instrumentos musicais físicas. O preço desse instrumento está variando entre R$ 900,00 e R$ 2300,00.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato