Conhecendo o Registro Vocal

cantando

Olá Galera Music…

Que bom estar de volta, tirei um período de descanso nesse feriado de Páscoa, mas confesso que senti muita falta de blogar e hoje trarei um artigo sobre Registro Vocal, alguns leitores me pediram artigos sobre Falsetes, e o artigo de hoje também abrange tais assuntos.

Sabemos que cada pessoa tem sua extensão vocal, ou seja, a nota mais grave que ela consegue emitir, a nota média e a nota mais aguda, devido a essa extensão, temos a seguinte classificação básica:

Vozes Femininas

  • Soprano – (Dó3 ao Fá5)
  • Mezzo Soprano – (Lá2 ao Si4
  • Contralto – (Mi2 ao Lá4)

Vozes Masculinas

  • Tenor – (Dó 2 ao Ré4)
  • Barítono – (Sol1 ao Lá3)
  • Baixo – (Dó1 ao Fá3)

Conheça mais sobre Classificação Vocal no artigo (Classificação Vocal).

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Voz de Peito e Voz de Cabeça

A voz de peito é predominantemente de caráter masculino, enquanto que a de cabeça é de abrangência feminina. O que não significa que homens não consigam atingir a voz de cabeça e nem que as mulheres não registrem a voz de peito.
Na voz cantada até os baixos (os mais graves do gênero masculino) alcançam voz de cabeça em seus tons mais agudos e, os barítonos e tenores o fazem com mais facilidade, por serem, naturalmente, menos graves.
As sopranos (as mais agudas do gênero feminino) também chegam a voz de peito se trabalharem nos extremos de seus tons mais graves. As mezzos e as contraltos atingem-nos com maior facilidade. Como todos os tipos de vozes tem notas graves, médias e agudas, devemos fazer estas considerações.

Voz de Peito: Notas graves, onde sentimos a região do peitoral vibrar.
Voz de Cabeça: Notas agudas e agudíssimas, onde sentimos a cabeça vibrar.
(Por falta de prática, alguns podem sentir até tonteira ao emitir a voz de cabeça).

A prática ensina e exercita a colocação da voz de peito e cabeça na "caixa" de ressonância adequada

Falsete

microfoneA palavra Falsete, vem do Italiano falsetto que significa tom falso é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de frequência acústica natural (tessitura).

É assim chamada por depender diretamente do conjunto de músculos intrínsecos da laringe. É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Por isso o cantor deve obter um treinamento especifico para tal técnica de forma que não prejudique a execução da música e a saúde vocal. Após o seu domínio, a técnica proporciona ótimos efeitos, ajudando a embelezar a sua interpretação.

Registro Vocal - Thalles Roberto
Iodel - Ton Carfi

Fique Atualizado!
comente
Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato