Conhecendo o Registro Vocal

Deixe seu Comentário

cantando

Olá Galera Music…

Que bom estar de volta, tirei um período de descanso nesse feriado de Páscoa, mas confesso que senti muita falta de blogar e hoje trarei um artigo sobre Registro Vocal, alguns leitores me pediram artigos sobre Falsetes, e o artigo de hoje também abrange tais assuntos.

Sabemos que cada pessoa tem sua extensão vocal, ou seja, a nota mais grave que ela consegue emitir, a nota média e a nota mais aguda, devido a essa extensão, temos a seguinte classificação básica:

Vozes Femininas

  • Soprano – (Dó3 ao Fá5)
  • Mezzo Soprano – (Lá2 ao Si4
  • Contralto – (Mi2 ao Lá4)

Vozes Masculinas

  • Tenor – (Dó 2 ao Ré4)
  • Barítono – (Sol1 ao Lá3)
  • Baixo – (Dó1 ao Fá3)

Conheça mais sobre Classificação Vocal no artigo (Classificação Vocal).

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Voz de Peito e Voz de Cabeça

A voz de peito é predominantemente de caráter masculino, enquanto que a de cabeça é de abrangência feminina. O que não significa que homens não consigam atingir a voz de cabeça e nem que as mulheres não registrem a voz de peito.
Na voz cantada até os baixos (os mais graves do gênero masculino) alcançam voz de cabeça em seus tons mais agudos e, os barítonos e tenores o fazem com mais facilidade, por serem, naturalmente, menos graves.
As sopranos (as mais agudas do gênero feminino) também chegam a voz de peito se trabalharem nos extremos de seus tons mais graves. As mezzos e as contraltos atingem-nos com maior facilidade. Como todos os tipos de vozes tem notas graves, médias e agudas, devemos fazer estas considerações.

Voz de Peito: Notas graves, onde sentimos a região do peitoral vibrar.
Voz de Cabeça: Notas agudas e agudíssimas, onde sentimos a cabeça vibrar.
(Por falta de prática, alguns podem sentir até tonteira ao emitir a voz de cabeça).

A prática ensina e exercita a colocação da voz de peito e cabeça na "caixa" de ressonância adequada

Falsete

microfoneA palavra Falsete, vem do Italiano falsetto que significa tom falso é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de frequência acústica natural (tessitura).

É assim chamada por depender diretamente do conjunto de músculos intrínsecos da laringe. É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Por isso o cantor deve obter um treinamento especifico para tal técnica de forma que não prejudique a execução da música e a saúde vocal. Após o seu domínio, a técnica proporciona ótimos efeitos, ajudando a embelezar a sua interpretação.

Registro Vocal - Thalles Roberto
Iodel - Ton Carfi

Fique Atualizado!
comente
Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!



Comentário(s):

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato