Afine seu Contra Baixo e treine seus ouvidos

afinar o baixo

Olá Galera Music…

No artigo de hoje trarei algumas dicas de como afinar o Contra Baixo, sabemos que quem está iniciando seus estudos, ainda encontra uma certa dificuldade em afinar o instrumento, confesso que não sou muito fã dos afinadores digitais, eles são realmente muito uteis e funcionam mesmo, mas deixam nosso ouvido preguiçoso e atrapalham a evolução da percepção, por isso acho muito importante para o músico que está iniciando, forçar a afinação do seu instrumento com o diapasão, ou até mesmo com outro instrumento já afinado.

Os acessórios mais importantes que você pode ter para afinar são seus ouvidos. Por isso eduque-os com paciência.

Para afinar o baixo temos que primeiramente acertar uma das cordas através do "Diapasão", procure sempre manter seu instrumento no diapasão, esta é a melhor referência para seus ouvidos.

  • Existem três tipos de diapasão:

1) Diapasão de garfo - Emite a vibração da nota Lá. Como a terceira corda do baixo solta é justamente a nota Lá basta acerta-la com o diapasão e depois, usando-a como referência afinar as demais cordas.Você vai perceber que o diapasão emite um Lá bem agudo enquanto a corda Lá do baixo é bem grave, no começo é um pouco difícil acertar as mesmas notas em oitavas tão distantes por isso aí vai uma dica:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

DICA: Sem apertar a corda coloque o dedo suavemente sobre o traste à frente da quinta casa na corda Lá, isto produzirá um "Harmônico Natural". Este harmônico é a nota Lá também. Agora fica mais fácil de comparar com o diapasão.

2) Diapasão de sopro - É um apito que emite o som da nota Lá na mesma altura da corda solta. Há também modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas do violão.

3) Diapasão eletrônico - Este aparelho capta o som da corda e indica se está na altura correta ou não, mostra através de um led ou uma seta se é preciso tencionar ou afrouxar mais a corda até chegar na altura exata. Apesar de muito útil para shows ao vivo, palcos escuros, etc. Este diapasão não deve ser usado frequentemente, qualquer pessoa pode e deve treinar o ouvido a ponto de reconhecer quando as notas estão igualadas e portanto afinadas, isso ajudará também a tirar músicas de ouvido.

Conheça aqui como surgiu o Baixo Elétrico no artigo Criador do Contrabaixo Elétrico.

baixoasdMantenha o seu instrumento devidamente afinado antes de tocá-lo, como sabemos o Baixo geralmente tem 4 cordas, existem modelos com 5, 6, 7 cordas, recentemente descobri sobre um Baixo de 15 cordas (coisa de louco, risos), mas isso será tratado em outro artigo.

As 4 cordas devem ser contadas de baixo para cima, ou da mais fina para a mais grossa.

Não podemos deixar nenhuma dúvida no ar, e se o seu Baixo é de 5 cordas ou de 6 cordas, não se preocupe, ai vai a solução.

O baixo de 5 cordas recebe 1 corda mais grave, a corda SI. A ordem das cordas fica então "Sol, Ré, Lá, Mi e Si" e o processo de afinação é o mesmo: igualar o som da quinta casa com a corda abaixo solta.

Em relação ao baixo de 5 cordas, o de 6 cordas recebe mais uma corda aguda, é a corda Dó. Portanto a ordem das cordas será: Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si.

Afine seu Contra Baixo de 4 cordas

Fique Atualizado!
comente
Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato