Criador do Contrabaixo Elétrico

img_leofender
Olá Adoradores…
Ai vai para vocês um pouquinho sobre História da Música, é muito bom saber um pouco de como tudo começou, o quanto evoluiu, e esperar pelo futuro, que com certeza o nosso universo musical ainda irá evoluir muito, espero que vocês curtam e comentem bastante…Valeu Galera!!!
O baixo elétrico é um instrumento derivado da guitarra elétrica, e surgiu devido à dificuldade de se transportar e tocar o contrabaixo de acústico. Foi inventado por Leo Fender em 1951. Clarence Leo Fender, perito em eletrônica de rádios e criador da guitarra elétrica que levava seu nome, observou que o contrabaixo acústico apresentava alguns inconvenientes para pequenas formações musicais, como seu tamanho e a sua baixa sonoridade (em comparação com a guitarra elétrica), o que obrigava aos contrabaixistas da época a colocarem microfones para uma maior amplificação do instrumento. Sob este prisma, Leo Fender, em 1951, construiu o primeiro contrabaixo elétrico da história, usado pela primeira vez na banda de Bob Guildemann (blues e rock) tendo como nome a designação Precision Bass.
Até então, bandas de rock'n roll dos anos 50, como Bill Haley, Jerry Lee Lewis usavam os contrabaixos acústicos. As semelhanças entre o baixo elétrico original e o contrabaixo acústico são a extensão, ou seja, as notas que podem ser tocadas e a afinação das cordas. A partir daí, são instrumentos distintos, onde se varia do número de cordas (4,5,6 e excepcionalmente 7, além do 8 cordas, que nada mais são do que um 4 cordas com encordoamento duplo) até a técnica de tocar (dedilhado, "slap", "tapping", "typewriter").
De lá para cá, o contrabaixo elétrico vem adquirindo personalidade e características cada vez mais próprias e marcantes. No final dos anos 40, a amplificação já desempenhava um papel dominante na música popular americana. Amplificadores, PAs, captadores e a guitarra Fender Telecaster eram os elementos principais de uma tendência rumo à música em um volume mais alto. Alguns contrabaixistas - limitados a enormes baixos acústicos - instalaram captadores, usando amplificadores adaptados para esse fim. Outros seguiam o exemplo de Les Paul ou seja, tocando seqüências de baixos nos bordões das guitarras elétricas. O primeiro a aparecer com a idéia de um contrabaixo elétrico foi o inventor Clarence Leo Fender. Consciente do problema que os contrabaixistas enfrentavam, Fender começou, em 1950, a trabalhar num protótipo de um contrabaixo elétrico.
Ele acreditava que, tornando o contrabaixo um instrumento tocado como a guitarra, ou seja, sustentado por uma correia pendurada pelos ombros. O primeiro baixo maciço de Leo Fender - o Fender Precision - entrou em produção em 1951. Em apenas dois anos o instrumento havia se transformado num grande sucesso. O nome "Precision" havia sido escolhido porque o contrabaixo possuía trastes na escala - ao contrário do grande instrumento acústico - , permitindo, assim, que as notas fossem obtidas com "precisão". Os primeiros Precision tinham um captador simples e controles de volume e timbre. A partir de 1956, o captador foi dividido em duas metades desalinhadas (single coil), tenho como finalidade minimizar a perda de sinal das cordas, bem como evitar, conforma a região que o contrabaixista executava as notas, que o "ataque" em excesso prejudicasse a sonoridade final do instrumento.

Um comentário:

  1. Olá Claudio. Gostaria de saber onde você encontrou o Widget "Fique Atualizado", com os 3 banners que ao passar o mouse aparece a imagem. Já vi uns desses, no Códigos Blog e dá uma aparência muito bonita para o blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato