O que é Groove? - 1° Parte

Fender_Bass_by_SiliconBrain
O que é Groove?
1° Parte
Recentemente, recebi alguns e-mails com dúvidas sobre o que é exatamente a palavra "groove" e também sobre a sua importância na música. Nesta série de 2 artigos irei explicar e falar um pouco a respeito deste assunto.
Este é sem dúvida um tema de grande interesse de muitos músicos, pois trata do que a de mais importante na música para o baixista: o groove.
Groove é sentir o "feeling", ou sentir o "swing", criado pela interação na música tocada pelo ritmo da banda (bateria, baixo elétrico, guitarra e teclado). O termo é utilizado principalmente no contexto dos gêneros musicais, como o funk, rock, power groove, fusion e soul music. Aqui no Brasil o termo é utilizado geralmente em gêneros musicais que tem influências dos citados anteriormente.
Veja abaixo alguns exercícios preliminares, para que você possa posteriormente atingir o nível técnico necessário para tocar qualquer tipo de groove:
a) Praticando o abafamento das notas (death notes):
alt
b) Death notes e notas variadas:
alt
c) Treinamento do dedilhado da mão direita:
alt
Curiosidades sobre as definições de "groove"
Enquanto alguns músicos definem o conceito de "groove" como subjetivo e evasivo, reconhecem que o mesmo é bem compreendido por músicos experientes, tanto por uma performance de nível prático como por métodos intuitivos. Músicos que tocam gêneros como o funk e ritmos latinos referem-se a "groove", como a sensação de estar "no dedo", “com a pegada”, já os músicos de jazz referem-se a “groove” como o sentido de uma "jam session" com um som que produza "balanço".
Musicólogos e outros estudiosos começaram a analisar o conceito de "groove" na década de 1990. Em suas argumentações definiram que o "groove" é uma "compreensão de padrões rítmicos" ou a "sensação" de "um balanço intuitivo" de "um ciclo em movimento" que surge em "momentos alinhados simultaneamente sobre padrões rítmicos" que remetem ao movimento de “dança” por parte dos ouvintes.
d) Veja abaixo um groove criado a partir de um ciclo de movimentos:
alt
Na continuação deste assunto iremos praticar alguns grooves com gravações exclusivas realizadas por Anibal Garcia.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato