O que é Groove? - 2ª Parte


O groove usado em diferentes gêneros
Atualmente o contexto mais comum sobre o uso do “groove” no Brasil parte sobre a influência do R&B, que é um gênero de música popular criado por Africanos americanos no final dos anos 1940 e 1950.
O groove também está associado com os artistas do funk, como o baterista de James Brown, Clyde Stubblefield e Jabo Starks, e com outros artistas da soul music. Na década de 1950, quando as palavras "funk" e "funky" eram cada vez mais usadas como adjetivos no contexto da soul music, o significado foi se transformado em uma idéia original cuja re-definição gerou um som com um “groove”, “uma batida” forte e característica.
A seguir treine o groove abaixo:
a) Groove 1:
alt
Faça o download do áudio deste groove clicando aqui.
Atenção as ligaduras e vibratos presentes no groove acima.
Caso não saiba como utilizar esses recursos técnicos, faça o download do método do Anibal Garcia clicando aqui - Necessário conta do Twitter.
A idéia básica do funk consiste na criação de um “groove” intenso, pois quando se toca um groove que é muito “sólido” (sem perder o ritmo/idéia) e também com uma grande sensação, referimos informalmente como sendo um groove com "pegada". Ou seja, quando um baterista e/ou um baixista mantém essa sensação por um período de tempo prolongado sem perder o ritmo, é muitas vezes referido como um músico de grandes aptidões para este gênero musical.
b) Groove 2:
alt
Faça o download do áudio deste groove clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato