Classificação Vocal

 coral

Olá Adoradores!

Muito Bom estar de volta, hoje trarei para vocês um estudo muito interessante sobre Canto, se realmente almejamos aperfeiçoar o nosso dom, devemos ter em mente que o conhecimento teórico é tão importante quanto o prático, por isso para fazermos parte de um conjunto, banda, coral, backing vocal, ministério de louvor, devemos aprender a lidar com as vozes, infelizmente ainda vemos grupos cantando e tocando sem preparo musical algum, não é preciso ser um perito, mas é preciso ter a consciência de que precisamos melhorar a cada dia, por isso hoje falaremos sobre “Classificação Vocal”.
Abaixo estarei apresentando as vozes femininas e masculinas e a região onde cantam!

Vozes Femininas:
Soprano: É a voz mais aguda por parte das mulheres. Muitas óperas tem o nome da própria soprano como título (Ex.: Tosca, Madame Butterfly, Manon Lescaut, Turandot...). Segundo alguns amantes da Ópera, existem dois tipos de sopranos: aquelas no qual o timbre de sua voz, de tão melodiosa e suave, confunde-se com a própria música da orquestra, e aquelas que são tão soltas, fortes e indomáveis que acabam por levar a platéia ao delírio, em interpretações que se tornam históricas (este era o caso de Maria Callas).
Mezzo-Soprano: É como uma soprano, mas possui um tom de voz levemente mais grave do que a mesma. Pode representar diversos papéis dentro de uma Ópera, como irmã, amiga, ou às vezes até inimiga ou rival da soprano. Uma das mais mais famosas mezzo-sopranos do século é a espanhola Tereza Berganza. Ela inclusive apresentou-se em 1992, na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, juntamente com Plácido Domingo (Tenor), José Carreras (Tenor), Giácomo Arragal (Tenor), Juan Pons (Baixo) e Monserrat Caballé (Soprano).
Contralto: É a voz feminina mais grave da ópera. Geralmente ocupam papéis de mulheres mais velhas (como é o caso do baixo para os homens), que exige maior imponência. Se houver, na Ópera, alguma matriarca, provavelmente será uma Contralto.

Vozes Femininas.  (extensão das vozes)
Soprano Dó3 ao Fá5 Voz aguda
Mezzo-Soprano Lá2 ao Si4 Voz Intermediária
Contralto Mi2 ao Lá4 Voz Grave

Vozes Masculinas: Tenor: É a voz mais aguda por parte dos homens. Os papéis de maior importância, com raríssimas exceções, sempre são destinados à eles, que em conjunto com as sopranos, formam os protagonistas da História. (Ex.: Calaf, Rodolfo, Otello, Nemorino...)
• Barítono: É uma voz intermediária entre o Tenor e o Baixo. Os Barítonos são, na maioria das vezes, os vilões da História (Quem não se lembra do “Barão Scarpia”). Tem voz mais macia que a do tenor, porém mais imponente, quando necessário. E sempre disputa a amada com o Tenor.
Baixo: É a voz com tonalidade mais grave da Ópera, atingindo certas vezes tons muito abaixo dos tenores ou até mesmo dos barítonos. Por possuir estas características, os papéis que melhor se encaixam são os de Pai, nobre e generais, pois transmitem muito peso.
Vozes Masculinas.  (extensão das vozes)
Tenor Dó 2 ao Ré4 Voz Aguda
Barítono Sol1 ao Lá3 Voz Intermediária
Baixo Dó1 ao Fá3 Voz Grave

4 comentários:

  1. Gostei mto do seu site, parabéns pelo trabalho ! Eu estou estudando continuamente, e esses artigos foram bastante úteis para as minhas dúvidas, pq começei agora a fazer aula no inicio de janeiro, com foco no canto black. Gostaria que você falasse mais sobre as escalas pentatonicas, diatonicas, coramticas....
    att
    Allyne Souza ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allynne, obrigado pelo seu comentário!
      que bom que o site tem sido útil para seus estudos!
      assim que possivel estarei postando mais artigos sobre o assunto vlw...
      E obrigado por sua visita!
      fica com Deus!

      Excluir
  2. Olá abençoado... Sou uma dos vocais do grupo de louvor de 5ª Igreja Presbiteriana de Caruaru-pe. Nosso grupo conta com 4 vocais femininos e 2 masculinos. Achamos que eu e minha irmã somos sopranos...mas dois tipos de soprano diferentes(1ª PERGUNTA: COMO SABER O TIPO DE CADA UMA). Outra menina, pensamos ser mezzo...ela canta bem graves(não muito profundos, coisa que eu não faço! hihih) e canta o agudo com suavidade. E a outra, não sabemos definir se é mezzo ou contralto...(ela tem duficuldade com falsetes)...(2ª PERGUNTA: COMO INDETIFICAR?). Aguardo resposta. Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil identificar de longe, o ideal seria você procurar um professor de canto proximo a vocês para que ele possa lhe ajudar nesse ponto, não existe uma regra para saber sua classificação, só ouvindo....OK!

      Excluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato