Melismas, Apogiaturas e Escalas

Olá Galera Music, hoje estarei trazendo uma super dica de um assunto muito procurado pelos alunos de canto, os melismas, apogiaturas e escalas vocais. Essa técnica muito usada na Black Music requer bastante experiência e percepção musical, se você é um iniciante em técnicas vocais, recomendo que você leia nossos outros estudos de canto, porque essas técnicas de Melismas, Apogiaturas e Escalas Vocais, requer um conhecimento e domínio sobre respiração, impostação de voz, falsete, escalas e muitas outras técnicas.


Atualmente temos essas técnicas usadas no meio gospel por, Ton Carfi, Sérgio Saas, Raiz Coral, Leonardo Gonçalves, Daniela Araújo, Paloma Possi entre outros.

 
Você conhece essas técnicas? Não? Então explicarei cada uma delas logo abaixo, e não deixem de conferir o exercício em áudio.

melismas

Melismas: (também conhecida como Agilidade)

Melisma em música é a técnica de alterar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a única nota. A música das culturas antigas usavam técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (Mistérios Eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao Canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer género, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel.


Abaixo um Exercício e Demonstração de Melisma (Agilidade) com Ton Carfi.


Apogiaturas:

Derivada da palavra italiana appoggiare, “apoiar”; a apogiatura longa (ou, em português, somente apogiatura) é importante melodicamente , e frequentemente suspende a nota principal tomando desta da figura de tempo usada na notação da apogiatura (que é geralmente a metade do valor da nota principal). A nota adicionada é um grau conjunto vizinha da nota principal, podendo ser tanto acima como abaixo desta; neste último caso, ela pode estar alterada cromaticamente.


Abaixo um Exercício e Demonstração de Apogiatura com Ton Carfi.


Escalas Vocais:

O nome já nos diz, Cantamos a escala na tonalidade da música, lembrando que as técnicas mostradas acima andam em conjunto com as escalas, não tem como você fazer um melisma ou apogiatura, sem o conhecimento de escalas, por isso treine e estude escalas, acesse nosso link de Escalas aqui e treine em todas as escalas, brevemente colocarei novos e mais avançados exercícios.

 
Abaixo um Exercício e Demonstração de Escalas Vocais com Ton Carfi.


Valeu Galera, mais uma dica de canto, aguardem a próxima dica de Canto Black.
E não esqueça de postar a sua opinião e compartilhar nas redes sociais, Fiquem na Paz!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar!
      Eu não coloco para downloads, justamente para icentivar os leitores a visitarem mais o blog, e assinar os feeds para receber material exclusivo.

      Em breve criarei uma promoção oferecendo esses e outros vocalises para downloads.

      Excluir
  2. ola´ irmao vc conhece algo sobre a tecnica para-nasal? Ouvi falar mas nao encontro nada a respeito. Se souber posta pra gente. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, mais uma vez obrigado pelo seu comentário.
      É muito gratificante saber que temos leitores fiéis,
      que estão sempre acessando o blog,
      em preve postarei um artigo sobre o assunto ok.
      Aguarde e fique sempre acompanhando o blog.
      Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  3. Paz querido, espero que você não pare com seu blog, muito bom, me ajudou muito, pois não tenho tempo pra estar praticando, gostei demais mesmo, disponibilize mais exercício. Creio que Deus estará te retribuindo muito mais. Abraço!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato