Como Conservar Seu Violão: 4 Dicas

O prazer de tocar violão é uma experiência compartilhada e particular simultaneamente. Cada pessoa que embarca nessa iniciativa, seja um bom conhecedor do instrumento ou iniciante, sabe o quanto é laborioso fazer um investimento certo para conseguir um violão de qualidade.

Não bastando essa questão sobre qual instrumento devemos comprar, qual a escolha que deveremos fazer em detrimento de todas as outras possibilidades, temos que arcar com a responsabilidade de manter e preservar nosso instrumento.

Foi partindo desses pontos que surgiu a ideia de escrever sobre 4 dicas para conservar seu violão, no intuito de contribuir para que muitas pessoas saibam cuidar e manter seu instrumento musical. Portanto quero convidá-los a acompanhar o desfecho do artigo.

Dica 1 - Como Limpar O Violão:

Essa é uma dicas bem simples, para limpar seu violão você precisará de uma flanela seca. Utilize-a para limpar o corpo, o braço e os trastes. Quanto ao acabamento do instrumento é necessário conhecer que tipo de flanela você utilizará para evitar arranhar a pintura.



Caso a utilização da flanela não remova toda a impureza, poderá fazer uso de algum produto específico para finalização. É importante saber que não se pode usar qualquer produto para isso. Será necessário comprar um produto de limpeza apropriado para limpar o violão. Esses tipos de produtos são facilmente encontrados em lojas de instrumentos musicais.

Dica 2 - Troque O Encordoamento Do Violão Periodicamente:

Trocar o encordoamento do violão periodicamente é essencial, pois a qualidade das cordas vai sendo alterada conforme o tempo passa. Quando uma pessoa fica muito tempo sem trocar as cordas do violão poderá extrair do instrumento, timbres com pouco brilho, interferindo na qualidade da sonoridade produzida.


Dica 3 - Cuidados Após Tocar O Violão:

Após usar o violão o ideal é fazer uma limpeza da superfície do instrumento. Conforme abordado na primeira dica, você poderá utilizar uma flanela seca na região do encordoamento do violão para remoção de suor, evitando quaisquer chances de oxidação.

Dica 4 - Como Guardar O Violão:

A quem confie deixar o violão exposto, por ele estar em algum canto de casa, porém, todo cuidado é essencial para garantir a conservação do seu instrumento, pois até mesmo dentro de casa algo inesperado pode ocorrer.



Uma dica que funciona bem comigo é evitar que meu violão fique exposto a luminosidade intensa, pois isso pode afetar o acabamento e a pintura do instrumento, bem como umidade, que pode comprometer as partes metálicas do violão.

A melhor forma de guardar o violão é utilizar conjuntamente uma capa ventilada, para proteção frente a eventuais danos superficiais, e uma estante de suporte, que evitará que o braço do instrumento fique empenado.

Dica Bônus - Como Transportar Seu Violão Ao Fazer Viagens

Essa é uma orientação voltada para quem costuma sair para tocar, fazer viagens, e precisa tomar alguns cuidados no transporte do violão, evitando com isso, possibilidades de danos.

Devemos levar em conta que mesmo as pessoas que utilizam carros particulares, precisam ter muita cautela e saber realmente como transportar seu violão ao fazer viagens.

A dica bônus é simples e bastante eficaz, ao transportar seu violão você pode fazer uso de cases e/ou bags, pois são excelentes meios para proteger seu violão. Isso se aplica em viagens de transporte público, carro particular e também viagens aéreas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato