A Relevância Da Música Na Escola

Se quiséssemos falar sobre os benefícios do aprendizado musical no ambiente escolar ficaríamos horas discorrendo sobre o assunto, pois incontáveis são, as vantagens da inserção da música nesse contexto.

Infelizmente eu só pude ter maior proximidade com a música na fase da adolescência e todo o meu potencial musical poderia ser melhor aproveitado se esse contato fosse garantido desde a minha infância.

Esse movimento, de olhar para as minhas vivências pessoais, meu primeiro contanto com a música, o primeiro instrumento musical e entender o quão foi significativo para minha vida contribuiu para o desenvolvimento deste artigo.

Meu primeiro contato se deu no ambiente religioso, pude crescer e desenvolver minhas habilidades a partir desse contexto, mas ainda assim, percebo que existem muitas possibilidades de sentidos, que o número de crianças e adolescentes envolvidos com a música ainda é baixo.

É a partir dessa perspectiva que pude compreender a relevância de políticas públicas que incentivem a introdução da música na escola visando favorecer o contato de crianças com esse campo rico, além de permitir que profissionais da música possam encontrar novas fontes de renda.


Por que introduzir a música na escola? Trago algumas questões que podem nos auxiliar a pensar a essa questão.

A música proporciona um ambiente favorável ao aprendizado: Não são poucos os casos de professores que utilizam da música para promover suas práticas de ensino; muitos profissionais da educação utilizam da prática musical para contextualizar conceitos que vão da matemática até a geografia. Esse é um exemplo concreto da relevância que a música pode ter no ambiente escolar, auxiliando os alunos no processo de aprendizagem.

Enriquecimento cultural: Outro grande benefício da música inserida no contexto escolar é a expansão do ‘leque cultural’, possibilitado através da troca que existe entre os alunos e a arte musical. A música faz parte do cenário cultural de povos e civilizações desde os tempos mais remotos da humanidade e hoje podemos nos deparar com diversas variações e gêneros musicais, como o rock, o samba, o blues, temos também os ritmos regionais, dentre outros.

Podemos obter muitas respostas satisfatórias dessa possibilidade de trocas entre a música e o ambiente escolar, meu propósito aqui não foi esgotar essas possibilidades, mas apenas dar um passo, movimentar-me a pensar os resultados que podemos extrair dessa equação. Espero que tenham gostado deste artigo, forte abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato