GUIA: Montando Um Home Studio Básico - Parte 2

Fala Galera Music, decidi criar um guia para orientar pessoas que desejam montar um Home Studio num período de 3 semanas, pois bem, o artigo de hoje é referente a segunda semana, ACOMPANHE!

Quando falamos em montar um Home Studio e partimos para as questões mais práticas, uma das primeiras preocupações que nos cercam tem muita relação com o tipo de material e equipamento que iremos utilizar para estruturar nosso projeto. A seguir você poderá ter maior compreensão dos itens necessários para o seu primeiro Home Studio.

É importante entender desde agora, que quando falamos de montar um Home Studio, mesmo sendo ele básico, será necessário um investimento. Tudo tem um preço, o mais importante é entender se o momento para investir é agora e se há disposição para o investimento.


Conforme relatado acima, será necessário um investimento, e a proporção vai de acordo com a demanda ou mesmo, as possibilidades de cada um. A seguir vocês encontrarão uma relação contendo os principais componentes para montar o Home Studio Básico, confira!
COMPUTADOR
Vamos começar por um dos itens mais importantes, quando o assunto é montar um Home Studio, estou falando do computador, uma poderosa ferramenta que tem possibilitado a gravação e a edição de áudio a nível profissional.

SOFTWARE DAW  
DAW é um termo para o software de gravação (Digital Áudio Workstation, que traduzindo significa: plataforma de trabalho de áudio digital), o programa a ser comprado e posteriormente instalado em seu computador para realizar a edição de áudios. Logo abaixo você encontrará uma lista com os 4 melhores editores de áudio disponíveis no mercado para desenvolver seus trabalhos no Home Studio.
  • Ableton Live
  • FL Studio
  • Reaper
  • Pro Tools

PLACA DE ÁUDIO
A placa de áudio (também conhecida por SOUDCARD) é responsável por fazer a transferência do áudio captado pelo microfone, de um instrumento ou controlador MIDI para o software em seu computador.



CONTROLADOR MIDI
Um item que para muitos acaba sendo indispensável é o teclado controlador MIDI (ou um teclado comum com saída MIDI). Um controlador MIDI não costuma ser barato, por isso recomendo apenas para os que realmente entendem e sabem trabalhar com ele.



MESA DE SOM
Muitas pessoas acabam se perguntando qual seria a utilidade de uma mesa de som para um Home Studio, pois bem vou tentar explicar de um modo simples, e isso se aplica ao controlador MIDI. A mesa de som é fundamental para a realização de mixagens. 

Por questões de custos, a mesa de som acaba sendo substituída pelos softwares de gravação que oferecem um bom suporte para o Home Studio, mas ter uma mesa, mesmo com poucos canais, pode ser uma grande vantagem para quem deseja trabalhar profissionalmente com gravação.
Uma mesa de som pode ser essencial para trabalhar algum sinal captado em um de seus canais com recursos analógicos e que podem conter funções específicas de edição, das quais um programa estará limitado.
MONITORES DE ÁUDIO
Outro item essencial para montar seu Home Studio é o monitor de áudio. Monitores de áudio geralmente são utilizados para proporcionar um feedback do trabalho desenvolvido da gravação e edição de áudios. Muitas pessoas preferem investir em fones de ouvido profissionais, acaba sendo outra alternativa, sendo até mais viável, porém, se puder investir em monitoração de áudio, tenho certeza que ficará impecável!



MICROFONE
Esse item já requer maior atenção, para se ter uma noção, você pode ter todos os itens anteriormente mencionados, de excelente e inquestionável qualidade, mas se utilizar qualquer microfone, sem se preocupar com a qualidade, poderá comprometer suas gravações.

Por isso é essencial que você conheça os tipos de microfones disponíveis e quais são seus resultados para saber qual atenderá a sua demanda, não se preocupe, pois o portal ClaudioLuizMusic já desenvolveu um artigo específico sobre o assunto, “Qual A Diferença Entre Os Microfones Dinâmico E Condensador?”.
A grande dica para comprar seu microfone é entender previamente quais sãos suas demandas e de acordo com as especificidades dos mesmo poderá facilmente compreender qual lhe atenderá melhor.

Este foi mais um artigo desenvolvido para lhe ajudar a montar seu Home Studio e na semana que vem teremos o último desta série; desejo a todos boa sorte em seus investimentos e projetos. Forte abraço!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato