Como Trocar As Cordas De Seu Violão De Aço [4 Dicas]

Se você está começando a aprender a tocar violão recentemente e chegou o momento de fazer a troca das cordas e não sabe como fazer poderá encontrar algumas dicas para solucionar esse problema.

Periodicamente será necessário fazer a substituição do encordoamento de seu violão, pois as cordas vão perdendo sua qualidade com o tempo. E isso influencia diretamente no timbre e no brilho do som.



Dica 1: Antes de qualquer coisa é importante saber que não se deve remover todas as cordas de seu violão ao mesmo tempo. Se optar por fazer isso poderá alterar a curvatura do braço do instrumento e isso afetará a regulagem.

Algo importante a ser considerado é equipar-se com um removedor de pinos e com leveza você deverá remover os pinos do rastilho. Conforme anteriormente orientado, faça um por um. Depois que você remover o pino poderá retirar a corda que irá substituir.

Dica 2: Ao fazer a remoção do encordoamento você deverá desapertar girando a tarraxa em sentido anti-horário até que sinta seu afrouxamento. Posteriormente deverá cortá-la com um alicate para retirar a corda. É importante ressaltar que nunca se deve cortar as cordas antes de afrouxá-las! Seguindo esse passo, corda por corda vocês estará no caminho correto.

Dica 3: Quando for colocar o encordoamento novo será necessário que você utilize as referências listadas na embalagem para não correr o risco de errar. O método mais conhecido consiste em colocar a corda mais fina primeiro e posteriormente a mais grossa. Feito isto poderá seguir alternando as espessuras.

Dicas 4: O violão que você adquiriu foi regulado de acordo com a espessura do encordoamento no qual veio da fábrica. Quando a intenção é trocar a espessura da encordoamento, por exemplo, de 0.10 para 0.11, será necessário levar seu instrumento para regular num Luthier.

Acompanhe o vídeo a seguir, nele, Cezar Romero está fazendo a demonstração das substituições do encordoamento de aço num violão. Bom, espero que vocês tenham gostado das dicas dispostas aqui, se ficou com alguma dúvida deixa um comentário e tentaremos ajudar!

Assista Ao Vídeo A Seguir  

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato