Vamos Falar De Ensaios: A Importância Do Planejamento

Olá Galera Music? Hoje venho trazer alguns apontamentos cruciais sobre a estrutura e planejamento dos ensaios musicais, o que compreende o ensaio individual e o ensaio grupal, (geralmente o ensaio individual é uma preparação para o ensaio grupal).

Pense comigo, caro leitor, se o ensaio é uma das grandes ferramentas de preparação para apresentações, como poderíamos trata-lo de um modo simplório? Sem ao menos garantirmos um bom planejamento dele?

Infelizmente, muitas bandas acabam errando demasiadamente por não aproveitar bem seu tempo de ensaio, as vezes passam horas ensaiando uma quantidade muito baixa de canções e são forçados a fazer muitos ensaios durante a semana, isso deixa de ser interessante quando existem muitos dias para ensaios e pouca produtividade.

Foto Ilustrativa: Vamos Falar De Ensaios

O Ensaio Individual

Essa ferramenta do músico pode ser comparada ao estudo propriamente dito, é justamente no ensaio individual que o músico, provido do repertório a ser ensaiado e de seu instrumento, faz os acertos principais a respeito de cada canção.

O ensaio individual é o momento em que o músico/ cantor precisa fazer os acertos de performances que influenciam diretamente no progresso das execuções.
Por isso, minha recomendação para todos os músicos que me acompanham no blog é: organize seu tempo e avalie a possibilidade de ensaiar individualmente antes do ensaio grupal. Se você fizer isso com sabedoria poderá perceber ao longo do tempo (médio prazo) maiores sinergia e qualidade dos ensaios.

O Ensaio Grupal

Ahh!! Chegamos ao ponto mais importante do artigo, inclusive eu escrevi anteriormente outro artigo que é bem conectado a este. Você poderá encontra-lo no link que irei disponibilizar logo a seguir.

Acesse o link: 5 Dicas Para Melhorar Seus Ensaios

O ensaio grupal é o momento certo! Você não entendeu muito bem o que quis dizer, imagino isso, mas vou explicar. Costumamos dizer que a apresentação musical nunca será o memento para erros, e os erros são bem indesejáveis por aqueles que buscam entregar o melhor de si, isso está certo.

Quero agora fazer um convite. Entenda que o momento certo para experimentação, reorganização, criação, e errar é o momento do ensaio grupal. Não dizendo que você vai ir pro ensaio querendo errar, mas quero dizer que no ensaio você pode errar e não será algo tão prepucial quanto numa apresentação.

A grande sacada do ensaio grupal é o companheirismo, aprenda a ouvir os conselhos e orientações dos seus colegas de banda, e esteja pronto para auxiliar quem precisar de ajuda. Essas são atitudes que garantem uma boa sinergia no seu ensaio grupal o que permitirá melhorar qualitativamente as performances da banda num geral. Essas são as orientações que deixo para vocês. Espero que tenham gostado deste artigo!

  

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato