Dicas Essenciais Sobre a Percepção Musical

Como é de conhecimento geral, a percepção musical é um dos ‘ingredientes’ mais importantes que permite a distinção entre um bom músico e aquele que faz barulho.  Além de bons conhecimentos teóricos e práticos para garantir um bom desempenho com seu instrumento, trabalhar a percepção musical é uma dica valiosa, e por isso a proposta é indicar a vocês orientações que permitam isso. Confira!

Ouvido Absoluto

O que seria ouvido absoluto? Seria justamente a capacidade que temos de perceber as notas musicais, e saber diferenciá-las. E por mais incrível que parece, essa qualidade da percepção não está conectada a nossa audição, mas ao nosso registro de memória.
Sabe aquele seu amigo que consegue pegar músicas de ouvido? Pode-se concluir que ele desenvolveu o ouvido absoluto e que consegue reinterpretar o que ouve do cantor através de seu instrumento.
  •          O passo inicial seria buscar conhecimentos de técnicas e teoria musical, seja iniciante ou expert no assunto a garantia do sucesso está na dedicação e no investimento pessoal no aprendizado musical;
  •          O próximo passo, após conhecer o mínimo sobre notação musical, seria exercitar a memorização das notas aprendidas. Neste sentido, para cada som emitido haverá um nome para distingui-lo dos demais sons, e memorizá-los seria essencial;
  •          Outro importante passo é trabalhar o seu ouvido absoluto. Ouça uma canção sem estar preocupado com o que está sendo executado, apenas ouça. Num segundo momento, ouça a mesma canção, mas escolha um instrumento determinado e identifique como ele vem sendo executado ao longo da música. Faça isso com muitas músicas e verá diferença na sua percepção;
Após realizar o que está indicado acima, agora tente ir além. Procure identificar não apenas a execução de determinado instrumento ao longo da música, mas munido de conhecimento de notação musical e memória, tente registrar as notas que você ouve para que possa executar depois.
     Quando desenvolvemos a percepção musical conseguimos perceber os sons emitidos pelos instrumentos através de padrões com significados, e nesse sentido, tanto o ouvido absoluto, como também a memória musical, qualidades que caminham juntas, podem se desenvolver. Isso torna-se possível pelo treino da audição e execução musical. 

Gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão? Dúvida?
Comente logo abaixo e deixe sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato