10 perguntas e respostas sobre Teclado

10 perguntas e respotas sobre teclado cópia 
Olá Galera Music…
Hoje trago para vocês um artigo muito interessante, neste artigo mostrarei as perguntas e respostas mais comuns para quem está começando a tocar Teclado. Vamos lá.
1. Quais as diferenças entre o Piano e o Teclado?
Apesar de ambos serem muito parecidos, eles varia bastante desde o funcionamento até a forma de tocar. Um piano é apenas um instrumento, ele é único e é tocado de maneira solo. Já o teclado é um instrumento eletrônico que pode ser tocado com som de piano e com o som de diversos instrumentos como, Guitarra, Violão, e muitos outros. Tem também a questão das teclas, pois as teclas do piano são bem pesadas e requer um pouco mais de esforço na execução dos acordes e notas, hoje em dia já existe alguns teclados com essa característica de teclas pesadas.
2. É melhor tocar em pé ou sentado?
pianista Algumas pessoas preferem em tocar em pé, pois dizem ter mais controle sobre o instrumento, mas eu particularmente prefiro tocar sentado, me sinto mais a vontade em questão dos pedais e também por não gostar de ficar muito tempo em pé (risos). Mas creio que isso vai da particularidade de cada um, tente das duas formas e veja com qual você se adaptará melhor.
3. Qual a melhor forma de memorizar os acordes?
Isso requer muito treino e dedicação, mas uma dica muito interessante e focar em um grupo de acordes especifico, pegue uma música com 4 ou 6 acordes e treine-a bastante, após conseguir memorizar os acordes, escolha outra música com acordes diferente e faça o mesmo, depois de um tempo nem precisará recorrer ao desenho do acorde.
Inversão de Acordes no Teclado
Acordes com Quinta Alterada
Conheça os Tétrades (Tetracordes)
4. O que é uma oitava no Teclado?
Uma oitava é uma sequência de oito notas, observe a figura do seu teclado, os modelos mais comuns possuem 5 oitavas, veja que ele começa com a nota Dó, então se contarmos Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó estaremos identificado uma oitava (a primeira oitava), desse mesmo modo medimos o tamanho do teclado (número de oitavas) que na maioria dos teclados são 5 oitavas.
5. Em que região do teclado executamos a melodia?
Para um melhor entendimento desse assunto, convido você a acessar o link abaixo que lhe trará um artigo especifico para esse assunto.
Conheça as Regiões do Teclado
duvidas de como tocar teclado 
6. O que é preciso para ser um bom tecladista?
Para ser um bom tecladista, você precisa estudar muito, praticar bastante os exercícios, estudar também a parte teórica e praticar diariamente. Não tenha pressa, pois você pode acabar complicando tudo e atrapalhar o seu aprendizado, vá com calma, estude cada técnica com bastante atenção e dedicação.
Compêndio do Baixo Elétrico - Volume 1 - Curta nos no facebook e baixe gratuitamente.
Acesse aqui todos os nossos artigos e estudos sobre Teclado
7. Quanto tempo uma pessoa leva para tocar bem Teclado?
Não posso dizer o tempo com certeza, pois isso depende de cada pessoa, algumas tem mais facilidade na teoria, outros na prática, outros em solos, enfim, cada caso é um caso, mas baseado pela minha própria experiência em meu aprendizado, posso dizer que se uma pessoa praticar diariamente, pelo menos 2 horas, pode tocar de forma satisfatória em um prazo de 4 a 5 meses. Mas é necessário você praticar bastante e todos os dias, senão você acaba esquecendo os acordes, perdendo a agilidade das mãos e dos dedos e tudo que você estudou vai por água abaixo.
8. Quais cuidados que devo ter com meu Teclado?
Lembre-se de cuidar bem do seu instrumento, afinal, ele vai seu grande amigo por muito tempo, sabemos que instrumento musical não algo tão barato assim, por isso é necessário o cuidado e zelo para que você possa permanecer com ele em perfeito estado por bastante tempo. Recomendo que você passe diariamente uma flanela seca nas teclas para que não acumule poeira e também um pano úmido (um pouco úmido) no corpo do teclado, pois muitas sujeiras se acumulam com o tempo. Não passe produtos como lustra moveis, álcool, pois isso pode manchar o seu teclado, recomendo também que você mantenha-o sempre coberto com uma capa ou plástico assim que acabar de tocar.
9. Devo usar os efeitos do Teclado nas músicas?
Sim, os efeitos que temos nos teclados são incríveis e com certeza dão um toque especial na interpretação. Mas para isso você deve estar bastante entrosado com seu instrumento, se você está iniciando, recomendo que não tente avançar para essa etapa no momento, concentre-se nos seus estudos para que você possa adquirir mais técnica e agilidade. Os efeitos e acompanhamentos do Teclado devem ser usados na hora e no momento certo.
Como conseguir Agilidade em Escalas
10. Como posso tirar música de ouvido?
Tirar música de ouvido é muito mais uma questão de percepção do que uma questão técnica. Existe também alguns conhecimentos teóricos e práticos que ajudaram bastante na sua percepção. Para isso estude com muita atenção a formação de escalas e intervalos, campo harmônico, formação de acordes. Uma outra dica é pegar uma música bastante conhecida e tentar toca-lá com CD ou até mesmo sem o CD, o importante é você achar os acordes dentro do campo harmônico sem usar as cifras.
Intervalos e Formação de Escalas
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida?
Comente e deixe sua opinião!

6 comentários:

  1. Oi Claudio. parabéns pela postagem, este texto me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gustavo.
      Fico feliz em saber que o artigo lhe ajudou, obrigado por sua participação!

      Excluir
  2. Adorei esse post, tirou varias duvidas que eu tinha.
    Valeu Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas.
      Que bom, continue acessando outros artigos e em breve postarei mais dicas ok.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato