O Campo Harmônico Menor Harmônico e sua linda melancolia

piano_player

Olá Galera Music…

Trazendo hoje para vocês um ótimo artigo sobre Campo Harmônico Menor Harmônico, espero que vocês curtam, e não esqueçam de comentar o artigo! Vamos lá:

Você é daqueles que já cansou de ficar só no Campo Harmônico Maior? É daqueles que dar um passo de coragem a avançar o estudo de Campo Harmônico? Se você gosta de desafios este é o lugar para você! Vamos estudar o “melancólico” Campo Harmônico Menor Harmônico. Antes de tudo, aconselho a conferir o nossa tabela sobre Modos Gregos, ela irá ajudar a compreender melhor o artigo!

O CHMH (Campo Harmônico Menor Harmônico) é excelente para você que quer tirar uma sonoridade um pouco mais complexa de suas harmonias. Também é excelente para você que quer compor harmonias mais “entristecidas” ou “melancólicas” (no sentido musical, é claro).

Qual é a fórmula do CHMH? Observe abaixo:

Im(maj7) IIØ III maj7/5# IVm7 V7 VI maj7 VIIo
Eólio maj7 Lócrio 6M Jônio 5# Dórico 4# Frígio 3 Lídio 2# Alt6


Agora suponhamos que nós queremos trabalhar com o CHMH de Lá. A tabela ficaria assim:

Im(maj7) IIØ III maj7/5# IVm7 V7 VI maj7 VIIo
Am C Dm E F G#o


Se você quiser sofisticar ainda mais:

Im(maj7) IIØ III maj7/5# IVm7 V7 VI maj7 VIIo
Am(maj7) Cmaj7/5# Dm7 E7 Fmaj7 G#o

É isso pessoal, agora é só começar a montar os acordes e usar os modos respectivos. Se você quiser improvisar, é só escolher o modo relacionado nas tabelas. Por exemplo, se você quiser tocar o Dm7, você usará o modo Dórico 4# para improvisar. É só seguir a tabelas para montar lindos arranjos!

Crédito: Ramon Tessmann

Fique Atualizado Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato