Técnicas de Canto Black 1 – Vibrato (Com Áudio)

blackmusic
Olá Galera Music…
No artigo de hoje, vamos falar sobre Black Music, confesso que adoro o Estilo, e tenho treinado cada vez mais as Técnicas, e assim melhorando as minhas interpretações; já postei um artigo falando sobre Melismas, Apogiaturas e Escalas e a partir de hoje estarei falando sobre algumas Técnicas usadas na Black Music,e disponibilizarei também com alguns vocalizes em áudio para vocês treinarem pra valer!
Vamos a primeira Técnica:
O Vibrato
A voz humana tem um vibrato natural. Este vibrato está frequentemente ausente em cantores não treinados - aparecendo só durante o treino - mas é natural no sentido em que ele emerge sem ser ensinado explicitamente e não é causado pela variação deliberada do passo e também no sentido em que cantar sem o vibrato natural é relativamente cansativo para a voz (causando rouquidão). Um vocalista treinado pode deliberadamente alterar ou suprimir o vibrato natural para razões artísticas.
Vibrato são pequenas oscilações de uma nota (a famosa “tremidinha”). Ele
é muito usado no canto, tanto lírico como popular, onde cada um têm sua forma própria quanto ao tamanho da oscilação de amplitude e velocidade do vibrato. Ele dá uma sonoridade mais harmônica para notas prolongadas (uma nota pura, “sem efeito vocal”, quando sustentada, torna-se cansativa e costuma soar muito “forçada”).
O vibrato é produzido quando da correta colocação da laringe que em estado de relaxamento oscila (conforme a pressão de ar que por ela passa), assim produzindo-o. Há uma necessidade de um certo "apoio" do diafragma para que se controle essa oscilação/vibração de forma uniforme e gradual (Observação: existe uma maneira de se criar um “falso vibrato” apenas pela manipulação do diafragma, porém a ressalva que eu faço aqui é quanto ao “apoio diafragmático”, ou seja, o vibrato será produzido pela
oscilação laríngea, você utilizará o diafragma apenas como um “apoio” que
ajuda-o a “controlar o vibrato”). O vibrato simples consiste na junção de uma
nota e um semi-tom unificados.
Abaixo alguns exercícios para treinar vibrato.
Exercício de Vibrato 1
Exercício de Vibrato 2
Exercício de Vibrato 3
Acompanhe-nos:
Não perca nenhuma atualização do blog, Siga-nos no Twitter, Assine o Feed e receba atualizações no seu e-mail, Curta nossa Página do Facebook e não esqueça de comentar o artigo.
Siga-nos no Twitter e ganhe totalmente grátis uma apostila de Contra-Baixo, clique aqui e baixe Compêndio do Baixo Elétrico.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato