A Terrível Tendinite, Tome Cuidado!

Como tocar teclado
Olá Galera Music.
Hoje estou aqui para falar de um assunto sério: A Terrível Tendinite.
Tenho recebido alguns relatos de alunos que se sentem tão empolgados ao iniciar seu estudo de Teclado que acabam ficando em cima do teclado por muitas horas sem parar. Fico feliz com esta empolgação, mas também faço ressalvas para que os alunos saibam praticar seus exercícios sem afetar sua saúde.
Segundo a Wikipédia, tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo). Em consequência, esta condição afeta pessoas que dispendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer. Os grupos mais afetados são operários de linhas de montagem, que têm uma única tarefa ao longo de uma carreira de trabalho, e pessoas que utilizam demais o mouse de um computador ou até mesmo um piano ou teclado. A tendinite provoca dores muito fortes e pode resultar em incapacidade física. Os sintomas de aviso incluem sensação de dormência nos dedos, mãos frias e dificuldade de realizar tarefas simples como apertar um botão.
Uma vez que a tendinite é uma condição de difícil tratamento, uma prevenção eficaz é a melhor solução. As medidas preventivas mais aconselhadas incluem a realização de pausas frequentes no trabalho e a diversificação de movimentos realizados.
Vou deixar algumas dicas importantes para você evitar problemas ao exercitar no piano ou teclado:
01) Faça pausas regulares de 1 a 2 minutos a cada 15 minutos de treino, para descansar as mãos.
02) Durante estas pausas, chacoalhe as mãos no ar, como se elas estivessem molhadas. Isso relaxará os músculos e tendões.
03) Se algum exercício provocar alguma dor, pare imediatamente. Provavelmente, a posição dos dedos está errada. Tente fazer o exercício de forma diferente.
04) Toque com os dedos, e não com os pulsos. Ao se executar qualquer técnica no teclado preste atenção para ver se você não está "batendo" nas teclas. Você deve apenas movimentar os dedos, e não dobrar os pulsos para fazer força.
05) Ao sentir dores mais agudas, procure um especialista (seja médico, fisioterapeuta, etc.)
06) Não faça exercícios repetitivos por muito tempo. Alterne os tipos de exercícios, para não sobrecarregar determinados músculos e tendões.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato