Dicas para Improviso: 7as, 9as, 11as e 13as

1302877012_1
Olá Galera Music
Trazendo agora uma preciosa dica para quem quer embelezar seus solos, seus improvisos. Mas antes de tudo, você precisar estar familiarizado com as escalas e seus graus, Acesse Aqui o estudo sobre Escalas Maiores e Aqui sobre Escalas Menores.
Como treinar escalas, a palavra escala vem do Italiano “SCALA” que significa “ESCADA”, todas as escalas tem uma forma correta de ser executada, ao qual chamamos de “DIGITAÇÂO”, acesse o estudo com a forma correta das digitações da Escala Maior Aqui. Depois de familiarizado com as escalas, vamos a dica:
Bem, vamos supor que você tenha um Cmaj7/9. Quais são as extensões deste acorde? Vamos ver:
Formação clássica: dó - mi - sol
Extensões: si - ré (7 e 9)
Então, as extensões de Cmaj7/9 são as notas si e ré! Sabendo isso, o que fazer agora? Quais são os exercícios recomendados? Que proveito posso tirar deste conhecimento?
Bem, a primeira coisa a se fazer é começar a executar os exercícios escalares indo até o grau 9, e não até o grau 8 apenas. Ou seja, sempre que você estiver fazendo um exercício sobre a escala diatônica de Dó use a seguinte sequência:
dó ré mi fá sol lá si dó ré
Isso irá fazer com que você se acostume a cair na 9ª nota quando estiver improvisando, que no caso, é a nota ré. O segundo passo é começar a enfatizar as notas da extensão do acorde enquanto você estiver improvisando. No caso do Cmaj7/9, enfatize as notas si e ré, pois elas é que darão o efeito mais legal no ouvido. Você deverá fazer o mesmo com os outros acordes da harmonia. Vamos supor que apareça um Dm7/9. Quais são as notas da extensão? Dó e Mi. Então, execute o acorde Dm7/9 na mão esquerda e enfatize as notas Dó e Mi na mão direita. 
Com o tempo você vai conhecer o poder das extensões nos improvisos!
“Como é fácil improvisar dentro do campo harmônico usando as extensões”

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato