Melhorando a Respiração ao Cantar

falar-em-publico-respiracao

Olá Adoradores!

Queria deixar algo claro para vocês que estudam música, hoje especialmente para os estudantes de Canto, é normal depois de um certo tempo de estudo, de algumas técnicas dominadas, o aluno(a) se acomodar um pouco, mas isso é errado, como estamos numa época que tudo evolui, com a música é a mesma coisa, temos que estar sempre praticando, pesquisando novas tecnologias, novos instrumentos, acabei de adquirir um material excelente sobre Técnicas Vocais, estudei canto a mais de 10 anos e venho sempre pesquisando, exercitando e aprimorando o que aprendi, sempre ensino isso para meus alunos e alunas, hoje vou ensinar um exercício básico, mas que você deve praticar enquanto você cantar, “RESPIRAÇÂO”.

A RESPIRAÇÃO É A BASE DO CANTO
Um cantor que não sabe respirar corretamente não controla bem a saída de ar e conseqüentemente não sustenta uma nota afinada por muito tempo. O maior segredo da afinação está na respiração. Se você não respira direito, mesmo que não cante sempre, você está vivendo cansado e não sabe porquê. Para descobrir se você respira direito.

EXERCITE (Veja se você respira corretamente)
1) Coloque uma mão na barriga e a outra no peito.Inspire e expire. Observe qual das mãos vem para frente primeiro. Se a da barriga vier para frente primeiro, parabéns! Se a do peito vier para frente, treine até conseguir respirar sem levantar os ombros e sem estufar o peito.
2) Solte todo o ar murchando a barriga. Fique alguns instantes sem respirar. Relaxe e deixe o ar entrar naturalmente sem forçar sua entrada. Se você fizer isso algumas vezes, perceberá que o ar entrará sozinho, pois sua entrada acontece naturalmente. (Esse exercício também serve para a elasticidade da musculatura).

DIAFRÁGMA
O principal músculo da respiração é o diafrágma, situado na base do pulmão, na altura do abdômen. Quando inspiramos o ar entra e o diafrágma se estende. Quando o ar sai na expiração o diafragma sobe. O diafrágma é quem deve impulsionar e controlar a saída de ar para a vibração das pregas vocais (cordas vocais). Para conhecer melhor seu diafragma.

EXERCITE (Fortaleça a musculatura)
1) Coloque as duas mãos na cintura, esvazie todo o pulmão fazendo SSSSSSSSS (contínuo) durante a expiração. Procure observar se sua barriga empurra sua mão enquanto faz SS. (A sensação que você sente é o diafragma expandindo).
2) Repita o mesmo exercício fazendo SS curtos.
Ex.: S – S – S – S. (Cada som é como se quisesse alargar mais a cintura).
3) Agora repita o exercício 1 junto com o 2.Conte ate 4 e comece…Ex.:1 2 3 4 – 1 2 3 4
S – S – SSS – S – S – SSS

Na inspiração, o tórax se alarga e o diafrágma, contraído, fica numa posição baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo.Para a produção da voz é importante pensar na respiração como um único movimento. O cantor sem-pre está numa atitude de inspiração, mantendo o tórax aberto e o diafragma abaixado.Nessa condição ele tem todo o controle (apoio) necessário para cantar.Todo cantor deve construir sua voz a partir do zero. Isso não quer dizer que você não sabe usar seus pulmões para respirar, mas talvez não saiba usá-los de maneira correta para cantar

Não esqueçam de comentar!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato