O que é ser Levita?



Salmos 134- Antes de começarmos o assunto, gostaríamos de fazer uma distinção que é muito necessária, ser músico cristão não significa ser Levita. Nem todo músico é Levita, mas todo Levita deve ser um bom músico.

O que é ser Levita?

Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze(12) tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a partir deste momento, esta família teve real importância na vida e no culto Israel.

Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma missão de maior responsabilidade: cuidarem do Tabernáculo (Nm.1:49-54).

Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto. O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia no culto!!!

Foi Davi, quem agregou a música ao culto judaico, e separou dentre esta tribo os que eram hábeis e de vocação à ministrarem ao Senhor com instrumentos e com vozes. Em I Cr.23:13,26-32, encontramos uma descrição clara da missão do Levita e de sua função. No cap. 25:1 nos mostra como estavam agrupados estes Levitas para o serviço do culto.Observe o texto:

v.1- eram 03(três) os líderes deste ministério;
v.2- estavam todos sob uma liderança;
vs.2,6- tinham a missão de profetizarem através da música à casa de Israel;
vs.7,8- havia instrumentistas (mestres e discípulos) e um grande coral(mestres e discípulos), totalizando 288 mestres e 4.000 que tocavam e ministravam com cânticos ao Senhor.

Podemos, então, entender que Levita é alguém:

- que sabe SERVIR;
- que entende o seu papel e sua missão no culto(II Cr.3:3-14; 29:31; Ed.8:15-20);
- que sabe ser Adorador(Sl.134; 84:4).

Vocação.

Acredito que vocação é muito mais que simples aptidão ou dom natural. Ter talento para determinada função na vida e principalmente na Igreja, não representa, necessariamente, que isso seja vocação. Na verdade hoje enfrentamos uma certa crise no min. de louvor como um todo. Identificar realmente quem é vocacionado ao min. Levítico é um grande desafio. Vocacionado é ser separado por Deus à exercer determinada função, veja(Ef.4:11,12; At.13:1-3).

Uma grande verdade que precisamos concordar: “Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita aos Seus vocacionados”.(Ex.35:30-36:1,2).

A Bíblia nos admoesta que é pecado alguém exercer o min. de Levita e Sacerdote que não tenha sido vocacionado a esta função, veja(I Rs.12:31-33;13:33-34).

Que possamos identificar em primeira instância alguns elementos importantes e básicos em nossa vocação:

- Não existe Vocação sem antes uma genuína Transformação e Regeneração do Espírito Sto. em nossas vidas. É necessário Nascer de Novo;

- Jesus nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais.

Nossa missão é sermos discípulos do Bom Mestre. A adoração é conseqüência de uma vida de comunhão com o Mestre Jesus. Adorar é aprender com o Senhor no caminho, a isso, eu chamo de Vocação;
- Vocação é ter chamada Levítica, mas um coração Samaritano veja (Lc.10:32-35);

Aqui fica-nos o desafio de fazermos a diferença, em nosso ministério e em nossas vidas.

Deus te abençoe!

7 comentários:

  1. Muito bom seu blog Cláudio ! Deus te abençoe e use cada vez mais (:

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    blog nota 10 parabéns!

    eu ministro louvor na minha igreja e tenho muito o que aprender ainda sobre adoração.


    abraço fik com DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tim Silva,
      todos nós temos muito que aprender ainda,
      e a melhor forma é passando aquilo que Deus nos ensinou, para outras pessoas, para que elas sejam abençoadas e tbm abençoem vidas!

      fik na Paz e volte sempre!

      Excluir
  3. Obrigado Tim Silva,
    todos nós temos muito que aprender ainda,
    e a melhor forma é passando aquilo que Deus nos ensinou, para outras pessoas, para que elas sejam abençoadas e tbm abençoem vidas!

    fik na Paz e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Claúdio, realmente muito bom. O conteúdo do blog vem atender uma demanda muito grande de pessoas que precisam desenvolver as suas participações em min's de louvor, além de ser um conhecimento indispensável para todos nós que adoramos a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Denilson, pelo seu comentário!
    Realmente quando criei o blog em dez/2010 essa era a minha intenção,
    ajudar a formar não só músicos, mas sim verdadeiros adoradores...
    honrando e dando o que temos de melhor para o Senhor Jesus!
    Deus te abençoe e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato