Piano Digital: Vantagens E Desvantagens

Fala Galera Music! Buscamos desenvolver um assunto bem importante, mas pouco discutido ou de desconhecimento de muitas pessoas que estão iniciando seus estudos de teclado e/ou piano e procuram entender quais seriam as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro. 

Pois bem, ao longo desse artigo estaremos abordando quais seriam as vantagens e desvantagens de um piano digital. Confira o conteúdo!

O Que É Piano Digital?

O piano digital é um instrumento musical, que possibilita a simulação de sons de um piano analógico. Um instrumento elétrico composto por um conjunto programado de sons (timbres) registrados em um disco de memória, por isso é conhecido como piano digital. 

É importante saber que piano digital, piano elétrico e teclado são instrumentos de especificidades distintas. Afirmar que um piano digital e um piano elétrico são a mesma coisa é um erro. Todo piano digital é elétrico (funciona por meio de energia elétrica), mas não necessariamente um piano elétrico será digital.


Vantagens Do Piano Digital

Afinação
Quando uma pessoa começa a investigar sobre pianos e vai compreendendo a funcionalidade do instrumento, se depara com uma questão bem complexa, a afinação. Sabe-se que é necessário afinar um piano tradicional periodicamente, mas em contrapartida, um piano digital não precisa de afinação. Essa é uma excelente vantagem, se levarmos em conta o processo e o custo para afinar um piano tradicional. 

O custo para afinar um piano varia em torno de R$ 250,00 a R$350 em média, dependendo da região do país e de quem fará o serviço. 

Portabilidade
Uma das grandes vantagens de quem opta por adquirir um piano digital é justamente a sua portabilidade. Essa é uma característica quase imprescindível, procurada pelos consumidores do instrumento.

A portabilidade influencia diretamente no tamanho, na facilidade para o transporte do instrumento, algo bem diferente de um piano tradicional. Atualmente, alguns fabricantes de pianos digitais estão pensando em modelos bem compactos, justamente para serem referências nesse segmento, conhecidos como os pianos portáteis.

Desvantagens Do Piano Digital


Timbre
Agora entramos numa questão que é particular e abrangente, ao mesmo tempo. Vamos falar sobre a sonoridade (timbre) do piano digital. Considero o timbre de um instrumento como o seu “coração” (apenas uma conjectura).

A nossa via de percepção musical é a audição e por isso, a sonoridade de qualquer instrumento é seu atributo mais importante. Afinal, de que adiantaria, um instrumento lindo e com um som simplório, pontual, pouco desenvolvido? De nada adiantaria!

Quando atentamos para o piano digital, podemos chegar à conclusão de que a maior parte dos modelos não possui em seu espectro sonoro, uma riqueza harmônica equivalente a de um piano tradicional. 

O timbre de um piano digital reverbera com nenhuma ou pouquíssima variação. Os pianos digitais mais sofisticados possuem em seu sistema, um conjunto de algoritmos para a simulação de uma ressonância mais apurada.

Aspecto das teclas - a sensibilidade
O piano digital é um dispositivo eletrônico, e um ponto ruim, uma desvantagem a ser mencionada é a alta variação da sensibilidade das teclas, de acordo com o modelo, a marca, o modo como foi desenvolvido. Encontrar um piano digital que seja constituído por teclas bem próximas a de um piano convencional é uma vantagem.

 O piano digital precisa ter o toque e sensibilidade similares ao de um piano tradicional, o instrumento digital deve soar como um tradicional (isso repercuti no desempenho do músico e essencialmente na qualidade do timbre). 

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato