GUIA: Montando Um Home Studio Básico - Parte 3

Fala Galera Music! Hoje estaremos finalizando com a terceira parte do guia para montar um Home Studio Básico. A primeira parte, “GUIA: Montando Um Home Studio Básico - Parte 1” serviu de uma breve introdução do conceito, como também para apresentar algumas opções de cursos para quem não entende nada sobre o assunto, o caminho é estudar!

A segunda parte, “GUIA: Montando Um Home Studio Básico - Parte 2” foi mais específica, onde os leitores puderam conferir quais sãos os itens essenciais para montar o primeiro Home Studio, além da observação quanto ao investimento necessário para tal.

E hoje, com a última parte do guia para montar um Home Studio, abordaremos algumas orientações para os que desejam começar a desenvolver seus primeiros projetos, num segundo momento, quando já montou toda a estrutura necessária do Home Studio. Se você, amigo leitor, ainda não conferiu os dois primeiros artigos, deixo minha recomendação!


Conclua Sua Ideia!

Fazer essa observação pode parecer algo bobo, se pensarmos que essa é uma questão lógica, mas muitos acabam se equivocando e deixando para desenvolver a música no momento em que decide gravar. Engano, não dá para gravar o que ainda não existe.

Para produzir algo de qualidade é preciso ter foco e saber separar os momentos. Cada momento exigirá de você certo nível de empenho, o resultado é um, mas o caminho para chegar nele é múltiplo. Cada processo é bem particular, mas que ao ir sendo somando poderá proporcionar resultados incríveis.


Organize em sequência o que será gravado

Antes de tudo, “papel e caneta na mão”, a grande questão para o primeiro momento é o planejamento. Defina a ordem dos instrumentos que serão gravados. Isso é de extrema importância e pode ajudar significativamente na hora de gravar.

Algo que você precisar ter em mente é partir do mais prático para o mais trabalhoso. Se você sabe que vai utilizar o violão de base, por exemplo, por ser mais prático, já grave o violão, e deixe a guitarra solo para o final, pois você poderá ter maior visibilidade do trabalho desenvolvido até o momento. Vá com tranquilidade, a pressa pode atrapalhar.


Dicas Para A Edição Da Gravação

Outro momento determinante para uma gravação de qualidade é a própria edição das capturas dos sons dos instrumentos e do microfone. Para se ter maior noção, de nada adiantaria possuir excelentes linhas de guitarra, baixo, bateria e vocais, com uma mixagem mal sincronia e pouco desenvolvida. Será necessário ter bons conhecimentos de edição de áudio e perícia com os programas utilizados.

Se você ainda não comprou seu programa de edição é crucial investigar as especificidades de cada software e entender qual a sua demanda, o que você deseja produzir. Isso te facilitará para conhece-lo e para saber utilizar apropriadamente cada ferramenta!
Se você não tem nenhum conhecimento de edição de áudio o recomendável é fazer um curso básico e aos poucos poderá trabalhar com facilidade em edições. 

Considerações Finais

Deixo aqui minhas considerações finais, ao final dessas três semanas. Tenho certeza que o conteúdo listado nesse período é uma pontinha numa imensidão de conteúdos sobre montar um Home Studio, mas minha maior intenção foi a de poder auxiliar aqueles que desejam começar e estão perdidos.

O mais válido é nunca deixar de investigar sobre o conceito, sobre as técnicas, que se renovam rapidamente, e procurar fazer um curso para se aprofundar no assunto. Espero que tenham gostado dessa matéria coletiva. Até a próxima, forte abraço!


0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato