4 Dicas Para Um Ensaio Mais Produtivo

Fazer uma apresentação musical, com uma banda ou grupo de amigos, é realmente algo muito prazeroso; um misto de desenvoltura, sincronismo e harmonia. Porém, poucos conhecem os esforços empregados para alcançar essas expectativas durante uma apresentação musical.

É muito valioso entender que o sucesso de uma boa apresentação musical precisa ser o foco da sua banda desde o primeiro ensaio. Através deste artigo vocês encontrarão 4 dicas essenciais para a organização de um ensaio e com isso poderão aumentar as chances de uma boa performance. ACOMPANHE!!!


O ensaio acaba sendo uma das grandes dificuldades que uma banda musical encontra, e isso é devido a diversos problemas como a falta de concentração de integrantes da banda, problemas com os horários, espaço de ensaio mal organizado, dentre inúmeros fatores que comprometem um bom desempenho do grupo.

Dica 1: O Planejamento

A primeira dica é bem simples, uma das formas de melhorar a organização e produtividade de seus ensaios musicais é justamente elaborar um cronograma contendo a relação do que a banda irá ensaiar, definindo o tempo de ensaio, com essa estimativa de tempo do ensaios os integrantes podem se preparar melhor durante a semana e terão mais chances de serem assíduos evitando muitas ausências.

Dica 2: Cuidado Com Os Horários

O problema em cumprir com os horários estabelecidos é um problema recorrente na grande maioria das bandas, seja iniciante ou uma banda profissional. Elaborar uma agenda e não apenas informar, mas procurar verificar um horário de maior disponibilidade para todos seria um grande passo para resolver essa questão.

Os músicos também preciso puxar a responsabilidade para si e focar na pontualidade, pois chegar atrasado prejudica bastante a banda, e pode causar muito estresse e problemas no relacionamento com os outros integrantes que são responsáveis.

Dica 3: Um Local Apropriado

Essa é uma questão ignorada por muitos, mas cuidado, a escolha do local para o ensaio da banda é determinante em muitos sentidos. O lugar para o ensaiar precisa ser apropriado e a banda precisa estar atenta às suas demandas.

Um ambiente silencioso, evitando a desconcentração, bem espaçoso e também arejado, essas são algumas indicações gerais que posso garantir que fazer muita diferença no modo como o ensaio irá fluir.

Dica 4: O Envolvimento De Todos

Chegamos a última, mas não menos importante, dica. No momento do ensaio é interessante haver uma interação de todo o grupo; para isso cada integrante precisa entender seu papel, além da organização do ensaio.

Procurar estabelecer uma ponte de comunicação entre os integrantes é garantir maios sinergia e harmonia ao longo dos ensaios, como também, das apresentações e isso melhora significativamente na qualidade da performance da banda.

Para melhor exemplificar: imagine uma banda onde todos são muito bons quando tocam sozinhos, mas quando estão tentando tocar juntos é basicamente um desastre, isso ocorre, em grande parte das vezes, por falta de trabalho coletivo, de envolvimento de todos pensando num mesmo resultado.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato