GUIA: Montando Um Home Studio Básico - Parte 1

Fala Galera Music, nas próximas 3 semanas irei tratar sobre um conceito que vem tomando corpo ao longo dos anos, uma prática que vem sendo aderida por muitas pessoas que desejam trabalhar com música, desenvolver seus projetos musicais de gravações e composições, estou falando do Home Studio!

Os próximos três artigos aqui no ClaudioLuizMusic, com propostas de orientação para iniciantes terão essa abordagem: Montando Um Home Studio Básico. Espero realmente poder contribuir para aqueles que desejam investir nessa área.


Home Studio: Por Dentro Do Conceito

Quando me propus a escrever sobre o Home Studio, pude verificar que muitas pessoas acabam enroladas até mesmo no primordial sobre o assunto. Por vezes o conceito é propagado de modo equivocado e conseguintemente, nos deparamos com muitas informações pouco esclarecedoras. No intuito de começarmos da maneira certa, vamos contextualizar o que é o Home Studio.

O termo “Home Studio” é de origem inglesa. Faz referência ao estúdio de casa, que também pode ser conhecido como estúdio compacto. Esse termo é diretamente associado aos estúdios de gravação, que geralmente são enormes e com uma estrutura gigantesca. Em contraponto, a principal finalidade de um Home Studio é garantir resultados bem próximos de um estúdio profissional numa escala bem menor.

A história indica que o surgimento dos primeiros “Home Studios” ocorreu em meados da década de oitenta.  Isso foi possível graças a viabilidade para o seu desenvolvimento, com artefatos e equipamentos de custos menores em comparação aos equipamentos utilizados em estúdios musicais profissionais.

A seguir, vocês encontrarão uma relação com dicas de cursos de Home Studio, com duas sugestões, um disponibilizado em plataforma online e outro presencial, em uma instituição de ensino do Rio de Janeiro. São excelentes opções com bom custo-benefício. Vale a pena conferir!

Dicas De Cursos De Home Studio 


* Home Studio VIP 

Essa é a opção mais acessível para os interessados, o curso foi idealizado e desenvolvido pelo produtor musical Danilo Gustavo, disponível em plataforma digital. O home studio vip é um portal que capacita iniciantes no aprendizado de técnicas para a produção musical e o conhecimento de uma estrutura básica para desenvolver o próprio home studio, assunto essencial para esse artigo.

* Curso de Home Studio: Produção Musical 

Esse é um curso presencial, oferecido pela escola de produção musical, operante desde 1994, desenvolvido pelo instrutor Sergio Izecksohn.  A instituição fica localizada no Flamengo, Rio de Janeiro. Uma escola que fornece suporte para conhecer o essencial sobre as ferramentas utilizadas na produção musical. 

E ficamos por aqui, por enquanto pessoal. Esse foi o nosso primeiro artigo de um total de três, onde abordarei temas e orientações essenciais para quem deseja começar seu próprio projeto de Home Studio. Espero que tenham gostado, até a próxima!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato