Como Tirar Músicas De Ouvido?

Fala Galerinha, tudo bom com vocês? A primeira semana do ano já está chegando ao fim e gostaria de abordar um tema muito legal e que tenho certeza ser do interesse de muitos músicos, como também daqueles que estão iniciando seus estudos musicais agora.

Quero aproveitar esse momento para dizer a todos que começaram o ano pensando em investir em um instrumento que essa foi uma excelente escolha!! Tenha determinação e disciplina e antes de chegar ao final de 2017 verão resultados dos seus esforços!!


O que na verdade todos devemos saber quando procuramos métodos para pegar músicas de ouvido (o que envolve a percepção) é que não existe uma fórmula certa, não existe uma metodologia que sirva de regra para conseguir tirar músicas de ouvido.

A grande verdade é que esse é um atributo que chama bastante atenção, ainda mais de quem estuda algum instrumento. Por vezes acaba sendo uma meta estipulada pelo iniciante. Você fica imaginando: nossa eu me mato de tanto estudar para conseguir tocar bem determinada canção e o ‘fulano’ consegue tirar a mesma canção em ‘frações de segundos’ escutando apenas uma única vez, como pode? Kk

A pergunta que acaba ficando conosco é: O que eu preciso fazer para conseguir tirar músicas de ouvido? Acredite, essa não é uma questão tão simples de ser respondida, como disse no início desse artigo, não existe uma regra ou metodologia especifica para conseguir tal façanha.

Pegar canções de ouvido depende de inúmeros fatores que devem estar em harmonia e meu propósito aqui é unicamente nortear vocês, amigos leitores, para que consigam alcançar esse propósito.
A resposta para essa questão está em suas mãos, acredite!! Alerto a todos que será necessário muita dedicação e esforço para conseguir tirar uma música de ouvido. Estamos falando de um processo demorado que depende de muitos fatores que acabam interligados.

Comece pelo caminho mais seguro, estude seu instrumento, pratique bastante e desenvolva as técnicas do mesmo, pois tudo o que você se propõe a aprender vai se sedimentando em sua memória ao longo do tempo e consequentemente somando à sua experiência na execução do instrumento.
Outro ponto muito importante e que poucos praticam é justamente reproduzir com a própria voz a parte da melodia que está tentando tirar, isso contribui bastante! Cante uma vez, se for preciso duas ou três, e depois tente tocar o que cantou.

O que também poderá favorecer consideravelmente é treinar seus ouvidos para reconhecer os intervalos musicais, tríades e escalas.  Com seus ouvidos treinados a chance de conseguir tirar uma canção de ouvido será bem maior.

A última dica que deixo é tão importante quanto as outras, procure conhecer diversos gêneros musicais, infelizmente muitos acabam ficando presos a determinado gênero musical por questão de afinidade e gosto, mas isso é um erro. Um bom musico precisa ficar preparado para tocar qualquer estilo e isso acaba influenciando diretamente na percepção do músico.

O caminho para tirar músicas de ouvido vai exigir de cada um muita paciência e disciplina, sobretudo quero dizer a vocês para não desistirem por conta das dificuldades. Espero que tenha gostado desse artigo. Forte abraço!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato