Os Tipos De Palhetas

Boa Tarde Galera Music. Neste artigo me proponho a abordar uma questão que passar despercebida entre muitos principiantes, mas considero algo errado, pois é um conhecimento importante. Aqui você poderá saber um pouco mais sobre as especificidades das palhetas que auxiliam os instrumentistas de cordas nas mais diversas modalidades musicais.

Mas quero alertar vocês, amigos leitores, que este artigo não é conclusivo, mas tem o intuito de proporcionar esclarecimentos a respeito das palhetas. E sabe como cheguei até aqui? Foi justamente me questionando: Por Que Existe Diferentes Tipos De Palhetas?



De acordo com o site ‘casa das palhetas’, A palheta é um plectro (Do grego plêktron, ‘coisa com que se bate’) usado para fazer vibrar as cordas de instrumentos. Uma das definições usadas pelo próprio dicionário Aurélio aponta que plectro é uma espécie de unha de marfim, de tartaruga, de osso, de prata ou, modernamente, de plástico, com que se vibram as cordas de certos instrumentos.

As palhetas podem apresentar formas das mais distintas e serem constituídas de materiais que vão desde o plástico até o casco de tartaruga podendo serem diferenciadas de acordo com a sua espessura.

A espessura acaba sendo um elemento bastante importante, quando o assunto é escolha de palhetas. Logo, destaco aqui 5 tipos de palhetas, conforme sua espessura: XL – Extrafina (Extra Thin ou Extra Light); T – Fina (Thin); M – Média (Medium); H – Pesada (Heavy); XH – Extrapesada (Extra Heavy).

Existe muitos tipos de espessuras de palhetas para diferentes estilos e encordoamentos de modo que, as palhetas de espessura mais finas são bem flexíveis, possibilitando uma sonoridade mais brilhante as palhetas mais grossas conferem um som mais grave.

Esse é, sem sombras de dúvidas, um assunto que quase não se esgota, mas como anteriormente mencionei, quis apenas dar uma luz a vocês que estão começando seus investimentos e estudos musicais.

A grande dica na hora de escolher a palheta para treinar, tocar, é justamente escolher aquela que mais lhe agrada, tanto em sonoridade, como também em praticidade para execução das canções. Espero que tenham gostado!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato