Ficou Rouco Após Cantar. Saiba O Que Deve Fazer?

Fala Galerinha, como vocês estão? Hoje venho trazer alguns conselhos para as pessoas que, após cantarem, acabam enfrentando a rouquidão. Esse é um problema bem recorrente no início do exercício do canto.  

Compreenda através deste artigo algumas das causas da rouquidão pós-canto e quais medidas seriam vantajosas para evitar esse tipo de problema. Acompanhe!

Uma das definições atribuída a rouquidão é:  uma modificação do timbre e da altura da voz, que se torna mais grave, devido a problemas no aparelho fonador.

Boa parte das recorrências na situação da rouquidão é devido a um desgaste vocal, quando as pregas vocais fizeram um trabalho sobrecarregado.


Um grande conselho que posso deixar é, faça um aquecimento vocal antes de realmente cantar. Essa dica é essencial para todos, tanto principiantes, quanto os que já estão investindo no canto um certo tempo. 
O Aquecimento vocal é extremamente importante, pois favorece a regulação da voz e proporciona uma boa execução das técnicas empregadas ao cantar sem grandes esforços, como também contribui para proteção das pregas vocais frente aos danos causados pela falta de aquecimento.

Outra dica bem útil é justamente a hidratação temporal das pregas vocais, do aparelho fonador em si. Até o mais simples ato de falar requer esse cuidado, de modo que a água contribui para a umidade e favorece equilíbrio da temperatura evitando um desgaste das pregas.

As mudanças na temperatura e os choques climáticos pode trazer prejuízos para as pregas vocais. Quando há aumento de trabalho vocal conseguintemente haverá aumento proporcional de temperatura na região de maior exercício. Este é o caso do canto.

Quando uma pessoa está fazendo uso constante do aparelho fonador é necessário manter a hidratação, promovendo maior lubrificação o que resultará em menor esforço do aparelho.

Conforme menciono nos artigos que escrevo, deixo apenas algumas dicas que servem como esclarecimento mediante alguns questionamentos gerais. Se você canta e observou agravamento dessa situação o mais recomendável é procurar um fonoaudiólogo, uma orientação médica e deste modo saberá a melhor forma de resolver o problema.


Eu espero que todos vocês tenha gostado deste artigo. Forte Abraço! 

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato