A importância da qualidade do som

Quando o assunto é fazer um som na garagem de casa, ou na rua, num evento musical, e até mesmo num ambiente reservado para apresentações musicais, a qualidade do som é fator determinante para garantir um bom show.

Muitos músicos preparam seus instrumentos, seus acessórios, preocupando-se com muitos detalhes na hora de tocar, porém, acabam deixando de lado algo muito essencial; a qualidade do som.


A qualidade do som é assegurada por muitos aspectos, e a proposta hoje é trazer à tona dicas que podem te ajudar. Atenção! Esse post serve como uma orientação, mas existem muitos fatores que podem contribuir ou prejudicar a qualidade acústica do som. 

Cuidados com a Equalização

A equalização é um dos fatores mais importantes quando o assunto é qualidade de som. Pode-se compreender a equalização como o equilíbrio das frequências de som emitidas num ambiente, permitindo uma harmonização da intensidade desse som.  Há quem diga que boa parte de uma boa equalização surge com base na sensibilidade do profissional (geralmente o sonoplasta), além do conhecimento técnico que também é indispensável. 


Outro fator que influencia fortemente a acústica e qualidade do som são os amplificadores utilizados numa apresentação musical e o fato deles não funcionarem do mesmo modo, pois o som obtido também está condicionado ao ambiente em que ele vai ser propagado, assim como as próprias características dos ouvintes e o tipo de música tocada.

Não deixe jamais de investir na qualidade do seu som! Mesmo os sonoplastas ressaltam que a que a qualidade de som não pode ser remediada simplesmente pela aquisição de bons equipamentos, amplificadores e cabeamentos.

Atente-se para o espaço utilizado por você ao tocar, verifique se ele possui uma acústica muito pobre. Outra orientação é pesquisar por bons profissionais sonoplastas e solicitar uma revisão desse espaço.
Veja também: Regulando O Microfone Da Voz No Culto

A qualidade do seu som é resultado de inúmeros fatores operando juntos: bons equipamentos, conhecimento mínimo sobre como utiliza-los, trabalho profissional, e acima de tudo a observação de suas demandas e a melhor forma delas serem atendidas, está aí, um grande conselho para você que realmente pensa grande e quer um espaço que lhe proporcione um som de qualidade!

Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão? Dúvida?
Comente logo abaixo, deixe sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato