Como tocar Violão - Guia completo para iniciantes

Se você deseja saber como tocar violão, preste bem atenção nesse artigo, pois ele servirá com um guia para você que deseja aprender a tocar esse instrumento. Esse guia para iniciantes foi desenvolvido com uma linguagem muito fácil para os iniciantes de música.

Tenha em mente que o inicio é sempre mais difícil, mas com o passar do tempo, esforço e dedicação, os resultados irão surgir e serão extremamente gratificantes. Então vamos começar falando sobre o básico, a afinação dos cordas, os nomes de cada dedo da mão e assim por diante.
Antes de começar a tocar o violão, você deve conferir se o mesmo está afinado na frequência de 440Hz, que é a afinação padrão dos instrumentos musicais.

como tocar violão

Afinação do Violão

Na imagem abaixo é mostrado o braço de violão posicionado de frente, sendo assim, é possível visualizar que as cordas graves (mais grossas) estão na parte de cima e as mais agudas (mais finas) estão na parte de baixo do braço do violão. Além disso, é exibido ao lado de cada corda, o nome da nota que corresponde a sua afinação padrão.
afinar-violão-como-tocar-violão
Pra te ajudar a entender um pouco mais sobre afinação e como afinar seu violão, decidi compartilhar com você um excelente vídeo do Cifra Club, você pode conferir logo abaixo.


Mãos e dedos no Violão

Os dedos das mãos possuem um papel muito importante na hora de tocar violão, para o aluno iniciante recomenda-se seguir todas as regras de posições, pois o não seguimento dessas regras poderá dificultar o seu aprendizado de outras técnicas conforme for evoluindo.

Na imagem abaixo, você verá que cada dedo da mão possui um nome, afim de potencializar o aprendizado, já que esse nome é utilizado pelos instrutores na hora de ensinar algumas técnicas para seus alunos.

mão-violãonome dos dedos no violãoNotas e Cifras no Violão

Conhecer e dominar as notas e as cifras são fundamentais para quem deseja aprender a tocar violão, sendo assim, abaixo você verá uma pequena tabela com as principais notas básicas e suas cifras.

Notas Cifras
C
D
Mi E
F
Sol G
Si B

As cifras são apenas uma representação das notas, mas é muito importante aprende-las, pois elas são muito usadas em estudos, e hoje é praticamente possível encontrar na internet cifras de qualquer música. Estude e decore as cifras, caso ainda tenha dúvidas, basta olhar essa parte novamente aqui no blog.

Os Trastes do Violão

Os trastes são as divisões que o braço do violão possui, ele é responsável de lhe orientar para que cada acorde seja feito entre os trastes corretos e assim obter a sonoridade desejada.
trastes-no-violão

Notas ou Acordes no Violão

Os acordes (nome correto), mas que também são conhecidos como notas, são formados pela junção de 3 ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. Para melhor entendimento, veja a imagem abaixo.
formando-acorde-violão
Abaixo você irá conferir os principais acordes para quem está começando seus estudos, existem milhares de acordes que com certeza trazem ótimas sonoridades, mas é importante começar com calma e ir aprender desde o inicio.

Preste bastante atenção nos trastes e na numeração indicando qual dedo deve se usar, pois é necessário que a posição esteja correta para que a sonoridade soe perfeitamente.

acordes-maiores-violão
acordes-menores-violão

como-tocar-violão

Aprendendo Ritmo no Violão

Aprender os ritmos de forma correta é um fator importantíssimo, hoje existem vários ritmos ara violão, o que torna o instrumento ainda mais popular, pois ele tem possibilidade de se adaptar em qualquer estilo musical, mas por enquanto, iremos trabalhar os mais simples, sendo assim, recomendo que assista o vídeo abaixo.


Colocando em prática no Violão

Agora esta na hora de colocar todo o aprendizado em prática, recomendo que comece pelas musicas mais simples e conforme for evoluindo, vá aumentando o grau de dificuldades.

Veja algumas músicas fáceis para tocar no violão

- Faz Chover – Grupo Toque no Altar
- Já estou crucificado – Fernandinho
- Geração de Samuel – Fernandinho
- Poderoso Deus – David Quinlan

Conclusão

Espero que você tenha gostado desse guia prático para iniciantes de Violão, e saiba que tocar violão é muito simples, só depende do seu esforço e dedicação.

Um comentário:

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato