Conheça e aprenda sobre o padrão MIDI

Olá Galera Music...

Tenho recebido alguns e-mails pedindo para falar um pouco sobre Midis e como usa-las corretamente, não sou nenhum perito no assunto, mas pesquisei bastante sobre o assunto e juntando com o pouco que eu já sabia, consegui aprender coisas interessantes e hoje estarei passando isso para vocês.

O que é Midi?

Midi (Musical Instrument Digital Interface ou Interface Digital para Instrumentos Musicais) é uma tecnologia de comunicação padrão entre instrumentos musicais (teclado, guitarra, sequenciadores, computadores) e equipamentos eletrônicos. Qualquer dispositivo que reconheça esse padrão tem a possibilidade de executar, transmitir e manipular uma composição musical no formato Midi. Os arquivos midis não contém nenhum áudio diretamente, mas contém as instruções musicais que são interpretadas pela placa de som ou outro dispositivo padrão para serem executadas, ou seja, é como se fosse uma partitura digitalizada.

RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!     Clique Aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.            Você também receberá um Super Pack com Vocalises em MP3.

As instruções contidas no formato Midi, define os instrumentos, notas, efeitos, ritmos, timbres e muitas outras características que serão lidas por um sintetizador para reproduzir os eventos musicais. Na década de 70 era praticamente impossível a comunicação entre instrumentos musicais, sujeitando-se apenas a padrões definidos por cada fabricante. Os mais conhecidos fabricantes da época desenvolveram o padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface).

39_musicA criação desse novo padrão, permitiu o envio de mensagens de controle entre instrumentos eletrônicos digitais ou analógicos, MIDI é portanto uma representação de eventos e não de som digitalizado. Cada mensagem MIDI geralmente é composta por três palavras e é enviada e recebida serialmente entre duas UART (Universal Asynchronous Receiver Transmitter).

E você, já conhecia o padrão MIDI? O que achou do artigo?
Comente e deixe sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato