Como tocar Blues no Contra-Baixo - Parte 4

contrabaixoblues

Olá Galera Music…

Mais um estudo muito bom sobre Blues no Contra-Baixo, espero que vocês curtam e não esqueçam de comentar o artigo!
Nesta continuação, iremos ver outros três tipos de grooves. Lembre-se de consultar as referências de cada gênero do blues, pois será de grande utilidade em suas pesquisas.

British Rock

No rock britânico temos uma situação semelhante, também presente no “blues rock americano”. Novamente o uso de quiálteras não é frequente, entretanto, devemos abrir algumas exceções ocorrentes.

15_pentablues

Artistas e bandas de referência:
The Animal (1962), The Beatles (1960), Jeff Beck (1944-), Eric Clapton (1945-), Led Zeppelin (1968), The Yardbirds (1963), The Rolling Stones (1962).

Soul

Neste exemplo o groove toma o espaço de 2 compassos, utilizando situação rítmica muito presente neste gênero, a sincopa. Em outros casos, será muito comum ouvir grooves de tamanho maior e com uma divisão rítmica sincopada, ou seja, muita atenção a marcação do tempo.

16_pentablues

Artistas e bandas de referência:
James Brown (1933), Ray Charles (1930), Aretha Franklin (1942-), Albert King (1923-1992), B.B. King (1925-), San e Dave (1961)

Nova geração

Chegamos a nova geração do blues, formada por músicos jovens e de musicalidade contemporânea. Neste seguimento o blues passa a ter uma diferente característica, harmônica no groove a na sua forma. De fato, os artistas mencionados abaixo conhecem muito bem os seus antecessores, o que permite um jeito mais despojado e irreverente na releitura e na concepção de novos arranjos a partir dos diversos gêneros do blues.

Artistas e bandas de referência:

Colin James (1964-), Jonny Lang (1981-), Kenny Wayne Shepherd (1977-), John Mayer (1977-).

Unicamente nesta parte não estará disponível nenhuma transcrição de groove. Por se tratar de um período ainda muito jovem para este gênero que ainda vem sendo construído, fica aqui o meu convite a você que é estudante de música e do baixo elétrico a possibilidade de fazer parte deste novo blues que vem sendo construído.
Deixo a vocês, um vídeo de um dos grandes e importantes baixistas desta geração: Pino Palladino acompanhando o guitarrista John Mayer.

Confira uma demonstração de Rock Blues

Fonte: Anibal Garcia

Fique Atualizado!
comente
Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato