O medo pode atrapalhar o Cantor(a)

medo_falar

Olá Adoradores!
Como tinha tido no meu ultimo Post, estou muito feliz com a quantidade de visitas que o blog tem recebido, não só por tornar o blog mais popular, mas também pelo interesse de crescimento do Povo escolhido e separado por Deus para o Adorá-lo, exaltá-lo e anunciar a sua palavra através da música.
É uma responsabilidade muito grande, por isso muitos se sentem inseguros, incapacitados, mas saiba que Deus capacita os escolhidos.
Estarei agora dando algumas dicas e espero que ajude a todos! Vamos lá.

De repente você é convidado para fazer um solo e você já pensa: – Ai, meu Deus!!! O que eu faço agora???!!!!! Se você já estuda ou é um interessado em aprender mais sobre sua voz, acho que você pode tentar sim, porque não? VOU FAZER UM SOLO. O QUE DEVO FAZER??
1. ESTUDE EM CASA
Não deixe para resolver o que vai fazer na música no dia. Isso trará insegurança na hora de cantar. O cantor só pode se sentir seguro num território seguro. Ensaie muito. Cante, pelo menos, mais de 10 vezes a música em casa. E, cante exatamente como irá cantar no dia.
2. ANOTE O QUE VAI FAZER
Quando você estiver estudando a letra anote, rabisque, faça flechinhas nas subidas e descidas da melodia. Se a música for subir de tom, sinalize.
3. HONRE QUEM TE ACOMPANHA
Se for cantar com um pianista ou banda acompanhando, combine antes o que vai fazer. Se for cantar com playback, especifique com o técnico de som o número da faixa e converse com ele se pode ajudar com a passagem de som. Não dê surpresa para quem não quer isso. Estude sua parte. “Quem te acompanha não tem
a obrigação de fazer você acertar”.
4. TENHA A LETRA EM MÃOS
Você nunca sabe se sua memória pode falhar na hora H. Então, não tenha vergonha de carregar sua pastinha com as letras das músicas. Não leve um monte de papéis na mão porque eles podem voar, coloque em uma pasta. E, de preferência, com letras bem grandes para que você posse enxergar de longe… Para você bater o olho e não precisar franzir a testa para ler aquelas letrinhas miúdas, ok?
5. PASSE O SOM ANTES
Não existe aquela história de que você já cantou 1000 vezes naquele microfone e já conhece tudo. Passe o som. Diga alôs, 1,2,3 testando sssom (com um S longo para testar os agudos). Seja zeloso, eficiente e competente. Peça ajuda do técnico e, o mais importante: – “deixe o técnico te ajudar”!!!
6. FIQUE CALMO
Manter a calma não é uma coisa fácil para algumas pessoas. Existem vários macetes de respiração para controlar os batimentos cardíacos, mas isso pode não resolver. Mas, se você estudou em casa e seguiu os passos corretamente. Confie naquilo que você estudou previamente. O resto é a ação do Espírito Santo de tocar as pessoas e de abençoá-las através da sua voz. Confiar nEle é importantíssimo, mas devemos fazer a nossa parte, ok?
7. NÃO PENSE BOBEIRA E CANTE
Se se preparou, sabe a letra, estudou a melodia, passou o som, mas ainda assim está nervoso. Ouça. Não há mais nada o que se fazer. Agora é ter pensamentos bons. Não fique enxendo a cabeça minutos antes de cantar. Pense nas coisas boas que fez para se preparar e pense no resultado. Você vai se sentir bem em saber que ao final vai estar tudo bem. Controle-se, respire e quando chegar a hora, por favor, cante!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato