Conhecendo as Notas no seu Violão

violao[1]
Olá adoradores.
Mais um super dica para os apaixonados por Violão, aproveitem essas novas dicas que são para iniciantes, em breve dicas mais avançadas!
Quando fazemos acordes no violão (ou em outro instrumento), estamos simplesmente agrupando notas. Um acorde é o resultado do agrupamento de três ou mais notas.
Por este motivo é preciso compreender as notas do violão. É verdade que notas musicais são notas musicais, não importando em que instrumento elas são tocadas. Entretanto, no violão as notas são dispostas de maneira peculiar.
Não cabe aqui contar a história do violão. Basta saber que lá atrás alguém inventou e outros aperfeiçoaram o que chamamos hoje de violão.
Uma das características que deve ter dado um trabalho danado, é a notação das cordas. Pense bem, porque mi, lá, ré, sol, si, mi?  Pode parar. Não vamos quebrar a cabeça e tentar reinventar o violão.
O importante é que as notas do violão na afinação tradicional, acima mencionada, teve seus motivos. A execução de acordes com certeza foi um deles. Imagine que tivéssemos na quarta corda, uma nota MI ao invés de RÉ. O que aconteceria? No caso dos acordes, mudaria completamente o seu desenho. Na verdade, por ser a quarta corda central no violão, influiria na maioria dos acordes, senão em todos. Ou melhor, dificultaria a execução dos acordes.
Mas deixe isto para lá. Apenas mencionei para ressaltar a importância das notas do violão serem como são. Isto foi minuciosamente estudado.
Por isso, é importante conhecer estas notas. Conhecer em dois sentidos. Horizontal e vertical.

Notas do violão no sentido horizontal

No sentido horizontal temos, em todas as cordas, escalas cromáticas. Aquelas em que as notas são separadas por semitons. Veja o diagrama abaixo. A primeira corda, por exemplo. Começa com a nota E e segue adiante no braço do violão, de meio em meio tom até alcançar outra nota E na décima-segunda casa. Esta é uma escala cromática.
 CROMATICA_BRACO1
Portanto, ao procurar uma determinada nota do violão horizontalmente, basta saber a nota da corda solta. Cada casa adiante é meio tom a mais.

Notas do violão no sentido vertical

Agora é que o bicho pega. Há tanto o que falar  sobre isto, que este post não será suficiente. A primeira característica que me ocorre mencionar é a formação de escalas ascendentes e descendentes. Como a do exemplo abaixo:
ESCALA_D
Esta é uma escala de D (ré maior). Só neste desenho podemos constatar diversas características da escala e das notas do violão.
  1. Nota A sexta corda quinta casa e também na quarta corda sétima casa. A mesma coisa com D quinta corda, quinta casa e D terceira corda sétima casa. Repare que esta característica irá repetir-se pelo braço inteiro.
  2. Todas as notas da sétima casa fazem parte da escala de D (ré maior).
  3. Como a sexta e a primeira corda soam a mesma nota (E) com duas oitavas de diferença, apertadas na mesma casa, soarão a mesma nota também.
  4. Entre a sexta e a quarta corda há um tom de diferença.
  5. Há um intervalo de quarta entre as cordas, exceto entre a segunda (B) e a terceira (G).
  6. Apertando-se as cordas na mesma casa, estes intervalos permanecem (repare na sétima casa).
Enfim, Como disse, este post é pouco para explorar todas as características das notas do violão.
Faça algumas experiencias você mesmo, indo ao site All guitar chords . É em inglês, mas bastante intuitivo. Lá você pode achar notas e acordes no braço do violão, além de escalas. As ilustrações acima foram conseguidas neste site.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato