7 Perguntas e Respostas sobre Canto

286_2835-microfone-condenser

Olá Adoradores!
Mais uma super dica para os Cantores e Cantoras.
Estudei canto a bastante tempo, mas ainda acho que comecei tarde, poderia ter começado mais cedo, mais por falta de incentivo familiar e também recursos, comecei a estudar com 13 anos, comecei com alguns VHS, isso mesmo, VHS, rsrs, comprado em bancas de jornais, logo depois comecei meu curso na Villa Lobos, mais ainda por falta de recursos não pude continuar o curso, logo depois concluí meu curso na antiga Escola de Musica Falarte.
Hoje trago para vocês umas dicas muito boa para quem quer se aprimorar, ou até mesmo iniciar seus estudos.
Aproveitem e comentem…

Existe algum livro que ensine a cuidar da voz?
Nenhum livro substitui o cuidado ao vivo por um profissional da área. Se você quer realmente preparar a sua voz para cantar, procure um professor de canto. Se for o caso, ele irá encaminhá-lo para um fonoaudiólogo ou para um otorrinolaringologista.
Existem livros que trazem informações importantes sobre a voz e que são úteis para todos os cantores. Um destes livros é “Higiene Vocal – cuidando da voz“, escrito em linguagem de fácil compreensão e de forma bem didática por Mara Behlau (fonoaudióloga) e Paulo Pontes (otorrino). Ali você encontra conceitos básicos sobre a produção vocal, análise das situações potencialmente danosas e dicas para proteger a sua voz. A editora é a Revinter (www.revinter.com.br ). Outro livro muito útil é o da Clara Sandroni, chamado “260 Dicas para o cantor popular“, editado pela Lumiar Editora.
Quais são os cuidados que um cantor deve ter com a voz?
Em primeiro lugar, é bom lembrar que a nossa voz reflete o nosso estado geral. Se você dormiu pouco, ou está gripado, ou deprimido, ou saindo de uma aula de aeróbica de alto impacto, sua voz certamente vai deixar transparecer estas diferentes situações. Como regra geral, tudo que é saudável e faz bem para o organismo vai fazer bem para a voz; e tudo o que é nocivo para o corpo vai também prejudicar a voz. Ou seja: um profissional da voz deve cuidar muito bem da sua saúde física e emocional. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar.
Ninguém precisa viver dentro de uma redoma: a voz é um instrumento muito especial mas não é tão frágil assim. Basta evitar abusos. O cantor pode perfeitamente ir ao Maracanã e torcer pelo seu time; só não precisa ficar berrando o tempo todo junto com a galera. Longas conversas são muito divertidas, mas devem ser feitas longe de lugares muito barulhentos (discotecas, shows de rock pesado, etc.)
Chegamos assim ao ponto mais importante: quem faz uso profissional da voz precisa de um treinamento vocal específico e constante, para desenvolver, aperfeiçoar e proteger o seu aparelho fonador. Este treinamento pode variar bastante de estilo, dependendo do profissional que o conduza; mas certamente incluirá entre as suas práticas exercícios de relaxamento e postura, exercícios respiratórios e exercícios vocais (vocalises).
E quem não trabalha especificamente com a voz?
Na verdade, os cuidados são os mesmos; a tolerância é que é maior. Os efeitos de uma séria alteração vocal são apenas incômodos para um analista de sistemas – mas são terríveis para um professor ou advogado, e catastróficos para um locutor ou cantor.
Qual o melhor truque para esquentar a voz?
Alguns cantores desenvolvem hábitos que se  tornam verdadeiros rituais – consomem toneladas de pastilhas, balas, cristais de gengibre; usam sprays de romã, própolis, hortelã e o que mais surgir nas farmácias.
Nenhuma destas “receitas” tem fundamento comprovado, embora possam funcionar como  o famoso efeito placebo. As pastilhas e sprays são remédios, que são receitados pelo médico em caso de doença, mas se forem usados constantemente e sem critério podem causar diversos danos à saúde.    A única forma eficaz de aquecer a voz, preparando-a para uma apresentação, é fazer exercícios vocais de aquecimento. Agora, se além disso, você quiser tomar aquele chazinho quente…
Quando se deve procurar um  fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista?
Alguns professores de canto pedem a todos os alunos um exame otorrinolaringológico de rotina antes de começarem a estudar. Acho que o mais importante é que estes três profissionais da voz (otorrino, fonoaudiólogo e professor de canto) possam trabalhar em conjunto, como uma equipe interdisciplinar.
Quanto tempo uma pessoa precisa estudar canto?
A rigor, por tanto tempo quanto ela queira estar “em forma”. Trata-se de um treinamento – comparável, por exemplo, à prática da musculação. Enquanto você quiser ter músculos definidos, você vai ter que frequentar a academia de ginástica. (se alguém descobrir outra maneira, por favor me avise!) :-D   Quanto ao tempo necessário para notarmos progresso significativo, ele varia imensamente de um aluno para outro. Podemos dizer que é sempre um trabalho a médio/longo prazo, pois depende de aprender e internalizar uma série de novos hábitos. É por esta razão que eu acredito que aula de canto tem que ser divertida, para que o aluno não perca a motivação antes de conseguir resultados. Um aluno iniciante vai levar em torno de três a cinco meses para notar alguma melhora na sua voz – ou pelo menos na capacidade respiratória. Depois de oito a dez meses, podemos afirmar que é certo ter havido pelo menos algum desenvolvimento. E depois disso, há todo um universo de pesquisa musical, onde o aluno vai buscar atingir o máximo de seu potencial.
Com que idade se deve começar a estudar canto?
É possível começar a estudar canto em qualquer idade, desde que se recorra a um profissional especializado.
Há muitos casos de pessoas que nunca cantaram, e só na terceira idade, depois de aposentados e com os filhos já criados, é que encontram tempo para se dedicar a atividades prazerosas e criativas como o canto.
Adolescentes e crianças podem fazer, além do estudo da técnica vocal propriamente dita, um trabalho mais amplo, visando objetivos mais abrangentes.  Eles podem fazer um trabalho de iniciação musical utilizando a voz, incentivando a criatividade, a invenção e também aprimorando a escuta, permitindo que eles tenham acesso a grande variedade de estilos musicais. Eles também precisam aprender a conhecer e lidar com o próprio corpo (inclusive enquanto cantam) – como mantê-lo relaxado e com boa postura, como fazer movimentos que expressam sentimentos, quais movimentos facilitam a emissão da voz etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato