Técnicas de Canto


cantar
Olá Adoradores!
Hoje trarei um estudo com algumas técnicas para todos que desejam alcançar uma boa qualidade vocal, existem várias técnicas, mas separei quatro delas para passar pra vocês, junto com meu amigo Thalles Roberto são elas:
Aquecimento, Respiração, Apoio e Ataque.
Em breve apresentarei novas técnicas, então estude bastante e faça corretamente os exercícios ensinados aqui, que com certeza em pouco tempo verá um ótimo resultado.
Fiquem na paz e não esqueçam de postar seus comentários!


Aquecimento
  • O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho.
  • O aquecimento vocal promove a saúde vocal e potencializa as características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço, fadiga vocal e corporal. O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz para evitar estes sintomas.
  • A voz é produzida na laringe, nas pregas vocais. Quando inspiramos, armazenamos uma quantidade de ar nos pulmões. Durante a fala, esse ar é expirado, passando pelas pregas vocais. A pressão do ar faz com que as pregas vocais vibrem. A vibração das pregas vocais quando o ar expiratório passa por elas gera um som conhecido por nós como voz.
    O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos de alguns males causados pelo mal uso da voz, pois, além de potencializar nossa capacidade de projetar a voz, equilibrando a emissão e dando resistência vocal a pessoas que falam ou cantam por um longo período de tempo, ainda nos despertam para o auto-cuidado com a voz.
Abaixo uma explicação e exercícios pelo cantor Thalles Roberto.


Respiração
  • Quem ainda não ouviu aquela citação clássica de marcha militar “Barriga pre dentro e peito pra fora” na hora de respirar.
  • Ai está o mal-entendido. Na hora de inspirar (Receber) o ar o sujeito espreme as tripas, o coração, o cérebro, e tudo que tiver direito, fazendo com que o diafragma se retraia impedindo que o oxigênio entre tranquilamente. E depois para expirar (Soltar) o ar que mal entrou, ele incha a barriga de nada, sem contar a careta que faz.
  • A forma correta de trabalhar a respiração é receber o ar (de preferência pelo nariz) em boa quantidade. Na hora de soltar o ar, use o nariz (e a boca quando for cantar).
  • O diafragma é um grande auxiliar para respiração. Trata-se de um músculo localizado entre a caixa torácica e o abdome, que se estica e encolhe comforme nossos impulsos. Ao relaxar ele abre a caixa torácixa para guardar o ar, e fecha ao se encolher. O diafragma também movimenta os pulmões, que por sua vez elimina o gás carbono do corpo junto com o ar.
  • Portanto, na hora de inspirar, relaxe o diafragma para receber bem o oxigênio e encolha para expirar o ar velho
Abaixo uma explicação e exercícios pelo cantor Thalles Roberto.


Apoio Respiratório
  • O apoio respiratório consiste na utilização dos músculos abdominais e do diafragma, controlando a saída do ar e favorecendo a ressonância, produzindo uma voz mais “limpa”, bonita. O melhor jeito de perceber a atuação do diafragma é encher um balão sem o auxílio das mãos, ou seja, controlando a pressão somente com a boca, sem deixar o ar do balão voltar para a boca. Essa “pressão” exercida pelo diafragma e demais músculos na região da cintura e baixo-ventre para controlar a saída do ar, é denominada apoio vocal.
Abaixo uma explicação e exercícios pelo cantor Thalles Roberto.


Ataque
  • O ataque é usado quando temos que chegar a uma nota mais aguda num espaço curto de tempo, Ataque geralmente é seguido de Apoio Vocal, isso acontece muito quando oitavamos uma nota, nos exercícios de vocalises usamos muito ataque e as vezes não nos damos conta.
Abaixo uma explicação e exercícios pelo cantor Thalles Roberto.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato