Pauta ou Pentagrama

Olá adoradores!
Estou aqui mais uma vez para trazer uma super dica sobre Teoria Musical, o que vamos falar hoje é um conceito básico da Teoria, mas como sempre importantíssimo para o nosso aprendizado.
Então, Bons estudos e fiquem na Paz!!!
Não esqueçam dos comentários!!!

O que é Pauta ou Pentagrama?

É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar linhas acima e abaixo da pauta, formando linhas e espaços suplementares superiores (acima da pauta) e inferiores (abaixo).
CLAVE
É um sinal colocado no início da pauta e serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol é escrita na segunda linha. Então, sempre que no início da pauta estiver a clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha se chamará sol. Para conhecer as outras notas, basta seguir a escala ascendente (sol, lá, si, dó etc.) ou descendente (sol, fá, mi, ré etc.). As outras claves são as de fá (escrita na terceira e quarta linhas) e a de dó (na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas).
NOTAS
É a representação gráfica dos sons. As notas são dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Quando executamos tais notas sucessivamente, formamos uma escala, que pode ser ascendente (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) ou descendente (dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó).

Abaixo disponibilizei um programa muito bom em flash, que ajuda a identificar as notas do Piano na Pauta, assim fica muito mais facil a começar a ler a partitura.
Caso queiro Visualizar em modo Full Screen (Tela Cheia) Clique Aqui.




0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato