Técnica – a ginástica do tecladista


Olá Adoradores!
Mais uma super dica, desta vez de Teclado.
Você tecladista iniciante, ou você que deseja se aperfeiçoar, preste bastante atenção nessa dica, que é muito interessante!
No final uma super vídeo Aula de Agilidade
Fiquem com Deus!

Técnica – a ginástica do tecladista - Não seja sedentário!
Um atleta precisa manter a sua forma. Sua performance depende disso. Todos os dias acordam cedo, fazem alongamento, correm, saltam, nadam, levantam peso. Mantém uma vida saudável, e praticam os seus respectivos esportes todos os dias. Alguns atletas, não treinam e são excelentes, são gênios. Mas são exceções. Na música nada é diferente. É preciso praticar muito para obter bons resultados. A técnica precisa ser apurada, para conseguir executar trechos com alto grau de dificuldade com clareza e beleza. Se você é uma exceção e não precisa nada disso, eu não sei. Mas, se você precisa praticar pelo menos todos os dias, ou quer começar a praticar, deixo aqui algumas dicas:
1. Estude livros de técnica de piano clássico. Os melhores métodos para adquirir velocidade, força ou leveza, são estudos da escola clássica de piano. Ex. : POZZOLI, CZERNY, HANON, etc.
2. Exercite escalas e arpegios para aquecimento. Assim como um atleta precisa fazer aquecimento antes de entrar em uma partida, um pianista/tecladista precisa aquecer as mãos antes de começar a praticar. Execute as escalas maiores, sentido ascendente e descendente com as duas mãos simultaneamente e com divisões rítmicas diferentes: tercinas; colcheias; colcheia e semicolcheia ( sincopa ); semicolcheias.
3. Evite esforços físicos demasiados, que envolva força nos punhos, como musculação, handebol, bem como enrijecimento demasiado na musculatura dos ombros e pescoço. ( a maioria dos músculos dos braços possuem terminações e ligações com ombros e pescoço. Enrijecê-los demasiadamente pode lhe causar uma certa “amarração nos braços”, fazendo com que se perca a leveza e a coordenação motora fina, tão importante para nós, tecladista/pianistas. Todos os médicos (inclusive o meu próprio pai), recomendam que façamos alguma atividade física. De maneira nenhuma estou aconselhando os músicos a preservarem suas “barrigas de refrigerante”, nem mesmo seus “pneuzinhos” ( às vezes, “pneuzões”). Só aconselho escolherem algo que não prejudique seu trabalho, sua qualidade e seu potencial musical... Converse com um músico que tenha adquirido uma tendinite (inflamação nos tendões), veja como é difícil a recuperação e a retomada da técnica que demorou-se tanto para adquirir.
Para cada vez mais adquirir técnica, você terá que se dedicar ao instrumento. Dedicação ao instrumento requer tempo e continuidade. Desenvolva na rotina de seu dia-a-dia, um horário específico para estudar. Meia hora ? Uma hora ? Não sei qual é o tempo que você tem disponível, mas faça que este tempo para praticar jamais diminua. Se possível, aumente-o.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato