Aprendendo Partitura – Aula 3


clave de sol

Olá Adoradores!
Andei meio sumido, mas estou de volta rs, esse final de semana foi bem corrido, mas graças a Deus que nos dá da sua maravilhosa graça!
Hoje continuaremos a falar sobre a Teoria Musical, existem muitos músicos muito bons, mas com pouca prática de Teoria Musical, devemos praticar nossa percepção musical sim, devemos treinar nosso ouvido sim, demos também exercitar os improvisos sim, mas também devemos conhecer a Teoria Musical, a Ler Partituras, e o assunto de hoje é muito importante para o aprendizado da Teoria Musical, então estude bastante e aprimore-se.
Claves
Olá pessoal, todos estão prontos para estudar mais um pouquinho? Espero que não, pois devemos estudar muito. Vamos entrar em um assunto primordial quando se fala em partitura, o sinal gráfico chamado de clave.
Para determinar o nome da nota e a sua altura na sua escala coloca-se no principio da pauta uma clave.
Há três sinais de claves;
(1) clave de Sol que é escrita na segunda linha da pauta.
(2) claves de Fá, e são escritas na 3º e 4º linhas da pauta.
(4) claves de Dó, que são escritas na 1º, 2, 3º e 4º linhas da pauta.
Também foi usada, antigamente, uma clave de Sol na 1º linha, mas deixou de ser usada porque suas notas ficavam exatamente iguais as notas da clave de Fá na 4º linha (embora, nesta ultima clave as notas fossem entoadas duas oitavas abaixo).
Em algumas claves é necessário o uso de dois pontinhos ao lado direito da clave, e serve para indicar em que linha está escrita a clave. É o caso das claves de Fá e Dó.
Na clave de Sol deixaram de ser usados estes dois pontinhos, uma vez que, desaparecendo o seu emprego na 1º linha da pauta, usa-se apenas uma clave de sol, assinada exclusivamente na 2º linha da pauta.
Cada clave dá seu nome a nota escrita em sua linha. Nos espaços e nas linhas subsequentes, ascendentes ou descendentes, as notas vão sendo nomeadas sucessivamente, de acordo com a ordem já referida.
As duas claves mais usadas são a de Sol e a de Fá na 4º linha. São essas claves empregadas para todas as vozes, bem como para a maior parte dos instrumentos, inclusive o mais comum dentre todos, o piano.

Questionário
1. Que é clave?
2. Quantas formas têm as claves?
3. Em que linha da pauta se escreve a clave se sol?
4. E a de Fá?
5. E a de Dó?
6. Quantas são as claves?
7. Porque deixou de ser usada a clave de sol na 1º linha?
8. Para que serve os dois pontinhos colocados ao lado da clave?
9. Qual a clave que dispensa os pontinhos? E porque?
10. Quais são as claves mais usadas?


Responda as perguntas AQUI,
Coloque o nº e a Resposta ao lado!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato