Exercício De Aquecimento Vocal Para A Hora De Cantar

Uma ótima sexta-feira, amigos leitores. Minha proposta hoje, com o desenvolvimento deste artigo, é fazer uma abordagem relevante sobre a importância do aquecimento vocal antes de cantar.

São incontáveis, os cantores que, a longo prazo, acabam desenvolvendo complicações e problemas com a própria voz devido à falta de certos cuidados preventivos antes de realizarem apresentações, principalmente pessoas que possuem uma agenda muito lotada tendo a necessidade de um esforço vocal bem significativo.


Muito se engana quem acha que essa questão deve ser levada em consideração apenas por pessoas que cantam profissionalmente. Mesmo aqueles que cantam em cultos e programações religiosas, em casa com os amigos, não importa as condições, é essencial fazer o aquecimento vocal para a hora de cantar.

Foi pensando nesta situação e o quanto ela implica na saúde de quem se propõe a cantar que eu quis expor esse exercício simples de aquecimento, ACOMPANHE!

ETA 1

Antes de partirmos para o aquecimento propriamente é recomendável que se faça um breve relaxamento, acompanhe os procedimentos para relaxar:

Você deverá circular a sua cabeça para a direita e para a esquerda numa velocidade confortável, não seja demasiado lento, nem seja apressado ao realizar esse movimento com a cabeça. Após isso, circule a cabeça para os lados, para cima e para baixo, mantendo o ritmo anterior.

Mesmo sendo engraçado, você pode fazer caretas para articular todos os músculos da sua face e logo depois realizar a pronunciar das vogais (á-é-i-ó-u), impulsionando o diafragma e buscando anasalar as expressões faciais, isso já será o bastante.

ETAPA 2

Ao respirar naturalmente você deverá inspirar permitindo o enchimento dos seus pulmões e conseguintemente a expansão do diafragma (principal músculo da respiração), para te auxiliar nessa etapa será necessário pôr as suas mãos embaixo das costelas, desse modo terá uma noção melhor da mecânica desse processo.

Agora você deverá soltar o ar e fazer um som de “TRRRRRR”; faça isso durante uns dez minutos aproximadamente.

ETAPA 3

Nesse segundo momento será necessário pronunciar o som de “R”, e com isso deverá executar notas em tons médios e leve para o agudo durante 3 minutos aproximadamente.

ETAPA 4

Agora é bem prático, você deverá girar a língua quinze vezes para a esquerda (com a língua dentro da boca) e depois mais quinze vezes para o lado direito. Esse processo deve ser repetido por pelo menos quatro vezes.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato