Como Compor A Sua Primeira Canção?

Se para alguns, tocar é uma das coisas mais fascinante que a vida pode proporcionar, outros conseguem ter um pensamento mais elevado e desejam não apenas tocar bem, determinado instrumento, mas compor suas próprias músicas.

É pensando nisto que decidi desenvolver um artigo abordando algumas dicas essenciais para aqueles que realmente desejam compor sua primeira canção.


Antes de apresentar as dicas quero fazer algumas observações: a música é uma arte, e isso precisa ficar bem claro para todos aqueles que desejam compor canções. Além disto é necessário entender que a melhor forma de se obter sucesso ao apresentar uma obra de arte, neste caso uma canção, é ser o mais original possível. Partindo dessas orientações sugiro que continue acompanhando o artigo. CONFIRA!!

A Estrutura De Uma Canção

Um dos grandes desafios de quem se propõe a compor uma canção é a letra, pois ela garante a coerência e a comunicação com o público-alvo a ser alcançado. A letra é um dos atributos mais importantes de uma canção.

A letra pode carregar mensagens de amor, uma crítica, manifestos de caráter político, para exemplo temos as canções boicotadas nos tempos da ditadura no país, canções que abordam histórias, dentre inúmeras outras determinações que vão sendo desenvolvidas de acordo com os propósitos do artista, compositor. E isso nos leva diretamente ao ponto seguinte, a inspiração.

Busque A Inspiração

Tem muita gente que acredita que não precisa de uma fonte legítima de inspiração, muitos acabam se enganando por isso. A inspiração é peça fundamental para uma composição original e de qualidade.

A inspiração funciona como combustível mental para que se possa escrever e desenvolver letras e melodias que realmente tocam a alma das pessoas. E tenho certeza que este é o grande termômetro de um artista de sucesso e um artista fracassado.

As técnicas e métodos investidos para compor uma canção são extremamente essenciais, mas de nada adiantaria utilizar desses meios, se quem se propõe a compor não busca uma fonte de inspiração. Por tanto, é essencial que se dê maior relevância a esse fator!

Saiba Gravar A Composição

Para fechar esse artigo irei falar de algo mais técnico, a gravação de sua canção. Esse é um dos momentos finais do processo de composição musical. Quem não gostaria de registrar sua própria canção após bastante tempo desenvolvendo e trabalhando na mesma?

Muitos acabam desanimando, pois acreditam que só conseguem fazer uma boa gravação quem tem uma boa grana para investir em equipamentos de ponta; bom mesmo seria ter uma boa estrutura à disposição, mas hoje em dia isso não é mais um limitante.

Com um computador básico em mãos e um microfone conectado é possível gravar, com qualidade, suas canções. Se você toca violão ou teclado ficará melhor ainda. Através de programas de gravação é possível registrar suas próprias canções sem problemas.

Se há em você um forte desejo por compor suas próprias canções é crucial que você jamais desanime e se levar o que foi abordado ao longo deste artigo, em consideração, poderá obtert bons resultados, boa sorte!!





0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato