Cifras ou partituras?

Quando o assunto é estudar música, o momento inicial é encarado como o de maior dificuldade. É quando tudo ainda está novo e vem as primeiras complicações. Muitos que decidem estudar um instrumento acabam desistindo por acreditar que nunca conseguirão tocá-lo.

Além das preocupações com as técnicas voltadas para a prática, uma das grandes preocupações de quem está começando, (e com grande razão) é a teoria musical.



É essencial para o desenvolvimento do músico que ele compreenda a teoria musical, pois sem o estudo teórico ele estará limitando seu progresso.

Sendo essa uma das grandes preocupações daqueles que iniciam seu aprendizado musical, dois caminhos são escolhidos com esse propósito. A utilização de cifras ou de partituras para a reprodução e registro de músicas.  

Esse artigo foi elaborado pensando nisto para que você entenda um pouco mais sobre as cifras e as partituras. Acompanhe!

A cifra é um método usado para facilitar a reprodução de músicas. Tem sido a escolha feita por muitos que desejam aprender a tocar um instrumento de modo mais prático. 

Utiliza-se geralmente a representação através de letras que identificam a nota que deverá soar.
Para exemplo você poderá ver num quadro logo abaixo, a relação de letras para cada nota musical. 

Apesar dessa ideia de facilidade que a utilização de cifras possa conferir, é considerada como um recurso bastante limitado se comparado com a partitura.

Muitos apontam a partitura como melhor opção (desqualificando a leitura com cifras). Na partitura as notas musicais são representadas na pauta que é constituída por linhas e espaços que são usados para representar uma nota musical diferente. Abaixo você também encontrará um exemplo.


Além da pauta, outro recurso importante na partitura é a clave. Ela indica ao músico como ler a pauta e as notas só podem ser identificadas por meio da clave. Existem três tipos de claves: de Sol, de Fá e de Dó. Abaixo você também encontrará um exemplo.


A partitura é essencial para o músico que deseja tocar com destreza. Com esse método o ritmo a melodia e harmonia são plenamente representados.  As cifras vão conter os acordes sendo implícito desvendar o ritmo e a melodia.

Muitos músicos recomendam estudar o instrumento principalmente utilizando a partitura por ser um método mais completo para a execução de qualquer canção.

Músicos que fazem uso da partitura destacam que quando o indivíduo tem um domínio excelente sobre seu instrumento mesmo sem usar partitura ele consegue executar com facilidade e tocar com qualidade, no entanto a utilização de partituras trariam maiores oportunidades e ele não perderia trabalhos que necessitasse dessa metodologia.

Lembre-se! É importante demais estar antenado sobre os recursos teóricos disponíveis, pois isso poderá facilitar ainda mais seus estudos. E se você tem desejo de tocar um instrumento e está começando do zero, seja persistente e trace objetivos, procure bons materiais para essa empreitada. Invista cada vez mais em si mesmo! 


0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato