Aprendendo Música e Canto–Aula 2

Olá Adoradores!
Como havia prometido, iniciaremos hoje a nossa primeira dica com Áudio, a 1ª dica fala sobre Aquecimento Vocal, um assunto muito importante para nós que usamos a nossa voz, leia com bastante atenção e logo abixo dela tera um exercício em áudio, aproveitem.
Na 2ª dica, falaremos sobre Volume Vocal, um assunto muito importante para os iniciantes, ou até mesmo para aqueles que tem uma dificuldade no assunto, logo abaixo um pequeno exercício em áudio, aproveitem e não esqueçam o comentetário!

Aquecimento Vocal
AQUECIMENTO VOCAL        Este exercício deve ser praticado todas as vezes que você estiver trabalhando sua voz, não importa o estágio no qual esteja. Antes de exercitar a voz, ou de cantar, você deve aquecê-la e essa é a finalidade desse exercício. Com o tempo você irá decorá-lo, mas enquanto isso não acontece, você poderá praticá-lo sem qualquer problema, uma vez que o mesmo é composto de pequenos trechos repetidos.
          Vamos explicar isso um pouco melhor: você vai ouvir uma nota inicial e deverá pegá-la com a voz. Após um pequenino intervalo você ouvirá um pequeno trecho sendo tocado. O mesmo trecho deverá ser repetido novamente, mas dessa vez você deverá cantá-lo pronunciando "Laaaa" ou "Aaaaa" como em qualquer outro exercício. O exercício prossegue da mesma maneira. Pequenos trechos são repetidos duas vezes sendo que na primeira vez você ouve e na segunda você canta junto.

Ouça o Exercício!



Desenvolvendo o Volume da Voz
Voz        Para executar esse exercício você deverá deixar o som mais alto que o normal. A finalidade do mesmo é levar você a cantar cada vez mais alto. Poucas pessoas sabem qual o seu verdadeiro potencial de volume de voz. Cantam muito baixinho, mas quando gritam para comemorar o gol do seu time preferido ou para brigar com alguém, conseguem um volume de voz impressionante. O volume de voz do qual você dispõe para cantar é o mesmo que você tem para gritar. Se duvida, assista a uma apresentação de um cantor lírico.
          O exercício consiste no seguinte: você ouve uma nota inicial e pega o tom. Em seguida, canta junto com a mesma nota e vai subindo o volume da sua voz como se quisesse superar o volume do aparelho. O volume da sua voz deverá subir ao máximo e descer logo em seguida, como o som nesse exercício. Isso tudo acontecerá muito rapidamente e se repetirá sucessivamente ao longo do

exercício. Lembre-se: o volume do aparelho deverá estar bem alto e você vai tentar superá-lo como se fosse um cantor de ópera, começando baixo, subindo o volume e baixando novamente, como na gravação.
          Vá com calma com esse exercício: Todo esforço feito com a voz deve ser feito com cuidado. Não tente fazer "tudo de uma vez", como se quisesse "virar" um cantor de ópera em um dia só. Aprenda a reconhecer os limites de esforço de sua voz, para não correr o risco de prejudicá-la. Quando a pessoa, realmente, está desenvolvendo o volume corretamente, não será preciso que a pessoa "rasgue" a garganta de tanto gritar e, mesmo sem fazer loucura com a saúde vocal, vai conseguir um volume impressionante.
          Não cante pela "garganta", use a "voz de peito". Só para dar uma melhor noção sobre o que estamos falando, tente soltar um volume cada vez maior soltando cada vez menos fôlego ou ar dos pulmões. Se sentir a garganta cansada, pare e recomece em outra hora. Persista até conseguir os resultados, mas, com cuidado.

Ouça o exercício!

2 comentários:

  1. Muito boa as aulas,agora depende da vontade de cada um,pois as dicas são de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amada!
    Obrigado pelo seu comentário, ajude-nos na divulgação ok...
    Volte Sempre!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato